terça-feira, 19 de agosto de 2014

Granizado de Papaia com Limão e Manjericão

A sugestão desta semana faz parte das minhas melhores recordações de infância! Cheira a férias grandes, a dias de calor intenso, a manhãs de praia e a muitas tardes de brincadeira...
Feito em casa com gelo picado e sumo de frutas maduras, o Granizado era uma alternativa económica aos gelados de compra, uma maneira de aproveitar frutas muito maduras e, claro, uma forma divertida de fazer a criançada lá de casa comer fruta!

O Granizado que vos proponho hoje é ligeiramente diferente do da minha infância, pois em vez de gelo picado ao qual se adiciona o sumo de frutas, este consiste na transformação da fruta em polpa e desta em gelo fino. E se o granizado por si só acalma o calor e refresca o corpo, espere até provar esta combinação de sabores! Imagine o sabor suave da Papaia madura com uma ligeiríssima nota de acidez trazida pelo Limão e rematada por uma infusão de Manjericão fresco... Prepare-se para refrescar não só o corpo, mas também a mente!

Experimente! Preciso dizer que é assim tãoooooo delicioso?





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 6
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano:



Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- 150 gr de Açúcar branco
- 7 dl de Água
- 30 folhas frescas de Manjericão
- 1 Papaia grande (com cerca de 1,200 kg)
- 1/2 Limão pequeno (sumo de)

Vai também precisar de:
- Copo medidor
- Balança de cozinha
- Panela pequena
- Passador
- Faca + Tábua de corte
- Robot de cozinha ou Varinha mágica
- Recipiente pouco fundo com tampa
- Garfo

Preparação:
Numa panela pequena, junte a água e o açúcar e mexa até que o açúcar se dissolva totalmente. Adicione 20 folhas frescas de manjericão e leve a lume alto até levantar fervura. Deixe ferver durante 8 minutos sem mexer, em lume baixo a médio. Após este tempo retire do lume, filtre com a ajuda de um passador para outro recipiente e deixe arrefecer totalmente. *

* Dica: Para acelerar o processo de arrefecimento, deite água e gelo noutro recipiente de boca larga e coloque o recipiente da calda lá dentro, de modo a que o fundo e paredes do recipiente da calda esteja em contacto com a água gelada.

Descasque a papaia, retirando casca, sementes e as partes fibrosas centrais, corte-a em pedaços grosseiros, coloque-a no copo do robot de cozinha ou varinha mágica, adicione o sumo de 1/2 limão pequeno e reduza até obter uma polpa.

Assim que a calda de açúcar com manjericão estiver totalmente fria, adicione-a à polpa da papaia, mexendo muito bem.

Corte as 10 folhas restantes de manjericão em juliana e adicione à polpa, mexendo bem. Verta o preparado para um recipiente pouco fundo, coloque a tampa e leve ao congelador durante 5 horas, ou até que esteja quase sólido. Nessa altura, envolva a polpa com a ajuda de um garfo e leve de novo ao congelador durante mais 2 h, ou até obter uma consistência granulosa. Repita o processo anterior. Se necessário, deixe repousar no congelador por mais 2 h para obter a consistência de gelo triturado. Sirva em taças ou copos.


Bom Apetite!


Nota: Inspirada numa sugestão do número 20 da revista Sabe Bem


Sem comentários: