domingo, 8 de junho de 2014

Crepes de Trigo Mourisco com Cerejas do Fundão | Gluten Free

A sugestão que encerra uma semana muito corrida é repleta de texturas complementares, muito saborosa e rica em nutrientes. Combinei as deliciosas Cerejas do Fundão com Trigo Mourisco (também conhecido como Trigo Sarraceno) e mais uns pozinhos de perlimpimpim para criar estes Crepes perfeitos para um brunch tardio ou lanche saciante e nutritivo! E se o sabor é fundamental, repare na quantidade de benefícios para a saúde que trazem os dois principais ingredientes da sugestão de hoje...

O Trigo Mourisco, usualmente classificado como cereal, é na realidade a semente de um fruto parecido com as azedas e o ruibarbo e que nada tem a ver com o Trigo. Possui um elevado valor energético e nutritivo, é muito rico em fibras, proteínas, ferro, magnésio, manganésio (mineral que ajuda a reduzir a pressão nos vasos sanguíneos) e uma excelente fonte do flavonóide rutina, mais conhecido como vitamina P. Não contém glúten e, quando usado em grão, pode ser adicionado a saladas, bolos, pão, ser servido como acompanhamento substituindo perfeitamente o arroz, etc., trazendo uma textura muito interessante aos pratos, dependendo da forma como for confeccionado. Alguns estudos médicos indicam que uma alimentação rica em grãos integrais, como o Trigo Mourisco, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como a diabetes. O que usei nesta receita (veja em baixo na lista de ingredientes) tem ainda a vantagem de ser totalmente biológico.

As Cerejas possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depurativas, diuréticas, melhoram o nosso estado anímico e os ciclos do sono, são ricas em fibras e pouco calóricas (80% da sua composição é água), potenciam a circulação sanguínea e ainda ajudam as senhoras com a inestética questão da celulite e pele casca de laranja. Todos estes benefícios podem ser encontrados agora a preços bastante mais acessíveis, pois a época deste fruto começou (em Portugal) em Maio e termina em Julho.

Quem disse que para comer de forma saudável precisamos abdicar do sabor? E aqui há tanto sabor e saúde... Experimente e delicie-se!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 *
Tempo Prep.:  45 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Sementes & Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 4 Crepes

Ingredientes:
- 40 gr de Trigo Mourisco ou Sarraceno Biológico (usei da marca NutriFree)
- Água q.b.
- 100 gr de Farinha Biológica Sem Glúten (usei da marca NutriFree, igualmente disponível na Gluten-Free Living)
   * Em alternativa pode usar 100 gr de Farinha convencional sem fermento 
- 1 colher de sopa (rasa) de Açúcar Amarelo
- 2 dl de Leite Meio-Gordo
- 1 Ovo
- 1 pitada de Sal Marinho
- 15 gr de Manteiga sem Sal derretida + alguns gramas para untar a frigideira
Para o Molho e Acompanhamento:
- 150 gr de Cerejas maduras do Fundão
- 1 Iogurte Natural sem Açúcar
- 1 colher de sobremesa (cheia) de Sementes de Papoila

Vai também precisar de:
- Balança de cozinha
- Panela pequena
- Fervedor eléctrico
- Passador ou peneira pequena
- 2 Tigelas plásticas (grande + média)
- Vara de arames ou batedor manual
- Descaroçador de Cerejas
- Varinha mágica + Copo medidor
- Frigideira pequena antiaderente
- Concha de sopa + Espátula de cozinha

Preparação:
Aqueça a panela em lume médio/ alto e quando estiver quente adicione os grãos de trigo mourisco. Torre-os durante 2 minutos, agitando frequentemente a panela para que não queimem. Aqueça água no fervedor eléctrico e assim que tenha terminado o tempo anterior, retire a panela do lume, aguarde uns segundos e adicione água aos poucos (com cuidado, pois a panela estará muito quente e salpicará quando adicionar a água) até cobrir totalmente os grãos de trigo. Leve a lume médio, deixando ferver durante 5 minutos. Após este tempo, escorra a água com a ajuda de um passador pequeno e passe por água fria abundante para interromper o processo de cozedura interno. Escorra e reserve.

Numa tigela grande misture a farinha com o açúcar e adicione o leite com uma pitada de sal e o ovo ligeiramente batido. Bata tudo com a vara de arames até obter uma massa homogénea e a formar bolhas de ar. Adicione a manteiga derretida, mas completamente arrefecida. Volte a bater vigorosamente com a varinha de arames, juntando de seguida o trigo mourisco e deixe repousar, pelo menos, 30 minutos, para que a massa não esteja elástica na altura de usar.

Aproveite este tempo para descaroçar as cerejas (depois de bem lavadas e escorridas), reservando-as quando prontas. Retire duas colheres de sopa de cerejas descaroçadas para o copo medidor e adicione o iogurte natural. Transforme em líquido cremoso com a ajuda da varinha mágica e reserve.

Após o tempo indicado, derreta poucos gramas de manteiga na frigideira pequena e assim que estiver bem quente adicione meia concha de sopa da massa dos crepes, fazendo oscilar a frigideira de modo a que a massa cubra todo o fundo com uma camada fina e bem distribuída. Deixe cozinhar até que cada lado se apresente dourado, usando a espátula de cozinha para virar.

Pouco antes de usar o molho, adicione-lhe as sementes de papoila e mexa. Sirva os crepes dobrados ao meio, com cerejas no interior e uma pequena quantidade de molho cremoso. Decore o topo com mais cerejas e um fio generoso de molho e...


Bom Apetite!

http://www.glutenfreeliving.pt/index.php?route=common/home

Sem comentários: