domingo, 15 de junho de 2014

Conquilhas com Gengibre [ e Erva Príncipe ] e Lingueirão na Chapa

FANTÁSTICO fim de semana este a cheirar a Verão! Dois dias de muito, muito calor, sol com fartura, noites amenas com o céu nocturno salpicado de luzes intensamente brilhantes, cheiro a relva acabada de cortar, chinelos nos pés, roupas frescas no corpo e muitos, muitos mergulhos. Que saudades tinha de dias assim! E nestes dias só me apetecem comidas e bebidas frescas, peixe grelhado com fartura e petiscos gulosos! E digam lá se há petisco mais guloso do que uma refeição de mariscos temperados com os sabores e saberes portugueses?

Por isso, encerramos esta semana com cheiro a Verão com dois petiscos maravilhosamente saborosos, muito rápidos e fáceis de preparar. Ideais para rematar um dia de praia ou piscina ou, quem sabe, para acompanhar a transmissão televisiva de um jogo de futebol na companhia dos amigos?



Junte-se a nós no Instagram



Petisco de Verão IConquilhas com Gengibre e Erva Príncipe




Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Marisco
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes:
- 1 kg de Conquilhas frescas
   * Em alternativa pode usar Amêijoas frescas
- Água q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Azeite q.b.
- 2 dentes de Alho
- 2 Chalotas finamente picadas
- 2 colheres de chá de Gengibre fresco (finamente picado)
- 1 mão cheia de Coentros frescos
- 1 colher (rasa) de café de Piri-Piri (ou 1 Malagueta pequena fresca)
- 1 haste de Erva Príncipe fresca
- 25 ml de Vinho Branco
- Sumo de Limão q.b.

Vai também precisar de:
- 1 Tigela plástica grande
- Tábua de corte + Faca
- 1 Panela de inox grande
- Colher de pau 

Preparação:
Coloque as conquilhas em água e sal marinho q.b. e deixe de repouso durante algumas horas, para que larguem todas as impurezas e areia. Durante este tempo, a água deve ser substituída várias vezes e descartadas as peças que se apresentem totalmente abertas e/ ou que, quando pressionadas as conchas, estas não se fechem imediatamente. Escorra-as bem pouco antes de cozinhar.

Adicione um fio de azeite generoso ao fundo da panela e adicione os dentes de alho, as chalotas e o gengibre finamente picados e deixe cozinhar em lume brando durante 1 a 2 minutos ou até que as chalotas estejam translúcidas. Adicione a haste de erva príncipe fresca (previamente lavada e escorrida) e o piri-piri (ou a malagueta) e envolva tudo com uma colher de pau. Adicione as conquilhas previamente escorridas, envolva e tape, deixando cozinhar durante 1 minuto.

Refresque com o vinho branco, adicione os coentros, uma pitada de sal marinho, envolva tudo, tape e deixe as conquilhas abrirem completamente (durante cerca de 3 minutos).

Tempere com sumo de limão a gosto mesmo antes de servir e acompanhe no copo com um vinho branco estupidamente gelado.


Nota: Receita original do chef Henrique Sá Pessoa e adaptada pela cozinheira da casa



Petisco de Verão II | Lingueirão na Chapa




Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  5 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Marisco
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes:
- 1 kg de Lingueirão fresco
- Água q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Sumo de Limão q.b.

Vai também precisar de:
- 1 Tigela plástica grande
- 1 Chapa de grelhar
- Pinça de cozinha

Preparação:
Coloque os lingueirões em água e sal marinho q.b. e deixe de repouso durante algumas horas, para que larguem todas as impurezas e areia. Durante este tempo, a água deve ser substituída várias vezes e descartadas as peças que se apresentem totalmente abertas e/ ou que, quando pressionadas as conchas, não se fechem imediatamente. Escorra-os bem pouco antes de cozinhar.

Pré-aqueça a chapa em lume alto e adicione os lingueirões, deixando espaço entre cada peça. Adicione uma pitada ligeira de sal marinho por cima e deixe cozinhar até que cada lingueirão abra totalmente as conchas. Após este passo, deixe cozinhar por mais 1 minuto, retire e sirva bem quente com sumo de limão a gosto e uma pitada ligeira de sal marinho (e acompanhe com mais um copo de vinho branco estupidamente gelado).


Bom Apetite!


Sem comentários: