domingo, 29 de junho de 2014

Batatas Assadas com Paprika e Dip de Iogurte e Hortelã

Desengane-se quem pensar que Batatas (para além de fritas) não podem ser servidas como petisco!
Proponho-vos umas Batatinhas Novas de sabor fumado, assadas no forno até ficarem incrivelmente estaladiças, servidas quentes e mergulhadas num dip fresco de Hortelã e Pimenta Preta, que fazem a festa do paladar!

Os ingredientes que aqui usei andavam há algumas semanas na minha cabeça e depois de testada (e aprovada) a receita, partilho-a hoje convosco, na esperança que ajude a trazer definitivamente o Verão a Portugal Continental! É uma sugestão perfeita para uma tarde (ou noite) de petiscos, acompanhada por uma boa cerveja artesanal ou um vinho tinto encorpado, de preferência, servida depois de um dia quente de praia ou piscina.

Se lhe disser que são para lá de boas e que podem ser comidas sem culpas na dieta, serão argumentos suficientes para as experimentar?




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  40 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Tubérculos
Vegetariano:

Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 7 Batatas Novas pequenas
- Água q.b.
- Sal Marinho q.b.
- 10 colheres de sopa de Azeite
- 4 colheres de café (cheias) de Paprika
- Noz Moscada acabada de moer a gosto
- 1 dente de Alho
- 16 folhas grandes de Hortelã fresca + algumas para decorar
- 1 Iogurte Grego Natural
- Pimenta Preta acabada de moer a gosto

Vai também precisar de:
- 1 Fervedor eléctrico
- Tábua de corte + Faca
- 1 Panela de inox pequena
- 1 Saco de congelação
- 1 Travessa de forno pequena
- 1 Taça pequena ou molheira 

Preparação:
Lave bem as batatas (mantendo a pele), corte-as ao meio e depois em quartos. Coloque-as numa panela pequena com água fervente a cobrir, adicione uma pitada de sal marinho e deixe cozinhar em lume alto durante 6 a 7 minutos.

Enquanto as batatas cozinham, pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo) e prepare a marinada: num saco de congelação limpo, deite o azeite, a paprika, 1 colher de sobremesa (rasa) de sal marinho e noz moscada acabada de moer a gosto, feche o saco e agite bem, até que os ingredientes se misturem - reserve.
Corte um dente de alho ao meio e esfregue-o na travessa de forno que vai usar - reserve.

Quando o tempo acima indicado tiver terminado, escorra a água das batatas e passe-as por água fria corrente (para interromper o processo de cozedura interno). Escorra a água fria e deite as batatas (em pequenas porções de cada vez) dentro do saco da marinada, feche o saco com a mão e envolva-as gentilmente no líquido. Repita o processo anterior até ter todas as batatas dentro do saco, deixando-as repousar na marinada durante alguns minutos.
Deite o conteúdo do saco (marinada + batatas) na travessa e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até as batatas estarem moles no centro e com a casca levemente estaladiça.

Durante o tempo em que as batatas estiverem a assar, prepare o dip: corte finamente as folhas de hortelã para dentro de uma taça ou molheira, adicione uma pitada ligeira de sal marinho, pimenta preta acabada de moer a gosto e um iogurte grego natural. Envolva tudo com a ajuda de uma colher, prove e rectifique os temperos se necessário - procure que os sabores da hortelã, do sal e da pimenta preta fiquem equilibrados. Reserve no frigorífico até que as batatas estejam assadas.

Sirva as batatinhas quentes com o dip de iogurte e hortelã e...


Bom Apetite!


Sem comentários: