segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tartelettes de Ameixa Vermelha

Gosto tanto quando os ingredientes me inspiram! E esta receita surgiu exactamente assim, de uma inspiração com a chegada das primeiras Ameixas Vermelhas deste ano. Maduras q.b., suculentas e muito (mas mesmo muito) sumarentas, estas delícias partilhadas pela querida Mãe estavam mesmo a pedir uma receita gulosa!

Pensei numa tarte ou galette para comer à fatia mas, na altura de escolher a tarteira, reparei nestas formas a que não dava uso há algum tempo e a inspiração resultou numas tartelettes tentadoras até para o olhar!
Olhem bem para elas... Reparem como nos tentam e seduzem com o seu topo dourado e as suas fatias macias de Ameixa Vermelha ligeiramente afundadas no recheio fofo de Baunilha, Amêndoas e Limão... E digam-me que não ficaram com vontade de as experimentar?





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 5 *
Tempo Prep.:  45 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano:

Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 5 tartelettes

Ingredientes:
- 2 Ameixas Vermelhas grandes (não muito maduras) descaroçadas e finamente fatiadas
- 1 placa de Massa Quebrada
- 3 Ovos médios
- 1 colher de sopa (cheia) de Extracto de Baunilha
- 3,5 colheres de sopa (cheias) de Açúcar Amarelo
- 4 colheres de sopa (cheias) de Amêndoa moída
- 6 colheres de sopa (cheias) de Substituto Vegetal de natas culinárias (usei Light Soya, da Alpro)
   * Em alternativa pode usar 6 colheres de sopa (cheias) de Natas Ligeiras para Culinária
- 1 pitada de Sal Marinho
- 1/2 Limão grande (raspa de)
- Icing Sugar ou Açúcar de Pasteleiro q.b.

Vai também precisar de:
- Faca + Tábua de corte
- 5 Formas de Tartelettes
- Tesoura de cozinha
- Papel Vegetal q.b.
- Rolo da massa
- Garfo + Colher de sopa
- 1 Tigela plástica média

Preparação:
Ligue o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo), colocando o tabuleiro de forno no encaixe mais baixo.

Lave, seque, descaroce e fatie finamente as ameixas em meias luas - reserve.

Estenda a placa de massa quebrada na bancada de trabalho (sem retirar o papel vegetal) e marque levemente o topo das formas na massa (repita a marcação 4 vezes), deixando cerca de 1 cm entre cada marcação e o limite da massa. Com a ajuda de uma tesoura corte círculos, deixando uma margem de cerca de 0,5 cm entre cada marcação. Reserve a massa que sobrar de cada corte.
Disponha os 4 círculos de massa (mantendo o papel vegetal na base) em cada uma das formas, fazendo pressão com as pontas dos dedos no fundo e ajustando a massa cuidadosamente às paredes laterais das formas. Pique a massa com um garfo e reserve.
Forme uma bola compacta com os restos de massa que sobrou de cada corte (descartando previamente o papel vegetal), coloque-a entre duas folhas de papel vegetal, espalme-a e estenda a massa com a ajuda do rolo da massa, até obter a espessura da placa original. Repita o processo anterior de marcação, corte e ajuste na última forma.

Numa tigela coloque os ovos inteiros (testando-os previamente usando a técnica explicada aqui), o extracto de baunilha, o açúcar amarelo *, a amêndoa moída, o substituto vegetal de natas culinárias, uma pitada de sal marinho e a raspa de 1/2 limão grande (previamente lavado e seco). Mexa tudo com a ajuda de uma colher de sopa ou garfo.

* Dica: Prove as ameixas antes de as usar, pois se tiverem acidez significativa precisará de compensar na quantidade de açúcar que vai usar no recheio (comece com a quantidade indicada em cima, prove e se achar que precisa de mais açúcar, adicione aos poucos, provando sempre, para não correr o risco de ficar com as tartelettes excessivamente doces).

Distribua igualitariamente a mistura obtida por cada forma e disponha fatias de ameixa no topo, sobrepondo-as no centro. Leve ao forno durante 30 minutos ou até que o topo se apresente levemente dourado e a massa esteja cozinhada.

Desenforme e sirva as tartelettes ainda mornas, polvilhando o topo com icing sugar ou açúcar de pasteleiro a gosto.


Bom Apetite!


6 comentários:

Helena Pereira disse...

Olá Ivete!
Ficaram tão bonitas estas tartes! E com uma textura macia certamente!
Beijinhos
Lena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

Tertúlia da Susy disse...

Que bonitas!

Unknown disse...

Gostei muito da sugestão, acha que com cerejas também ficará bem ? Bj

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Obrigada Susana! Ficaram bonitas e saborosas! ;)

Obrigada pela sua visita, comentário e votos de boa semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Helena! :)
Fico muito feliz que tenha gostado. A textura ficou muito fofa sim, fazendo lembrar quase a de uma queijada com bastante ar no interior.

Beijinhos de volta para si, obrigada pelo seu comentário e votos de boa semana para si!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Paula! :)
Acredito que usando cerejas em vez de ameixas esta receita vai funcionar igualmente bem, sim. A textura do recheio irá manter-se igualmente fofa e macia e só o sabor de cobertura se alterará, pois vai usar cerejas em vez de ameixas. Huuuuummmm, estou a imagina os sabores e acho que vão ficar muito bem, Paula! ;)

Deixo-lhe só uma dica, verifique a doçura das cerejas que vai usar, pois se não estiverem muito maduras ou doces, talvez precise de compensar na quantidade de açúcar que vai usar no recheio (comece com a quantidade indicada na receita, prove e se achar que precisa de mais açúcar, adicione aos poucos, provando sempre, para não correr o risco de ficar com as tartelettes excessivamente doces).
Experimente e depois partilhe comigo o que achou, vou gostar de saber!

Beijinho de volta para si, obrigada pelo seu comentário e votos de boa semana!