terça-feira, 15 de abril de 2014

Bôla de Carnes [ e os Votos de uma Páscoa Feliz ]

De todas as tradições gastronómicas portuguesas da Páscoa, esta é aquela que não dispenso à mesa. Para mim, esta quadra celebra-se sempre com Bôla de Carnes!
ADORO a sua versatilidade no prato, pois para além de muito saborosa, pode ser servida quente ou fria e transforma-se tão facilmente em prato principal (acompanhada por uma saladinha, por ex., de Agriões, Cebola Nova e Tomate Cherry), como em merenda para levar para o trabalho.

Todos os anos experimento uma receita nova, na esperança de encontrar uma que se aproxime da Bôla de Carnes do saudoso primo Carlos de Sá. Aquele sabor fumado será sempre inigualável, pois falta-nos o forno a lenha, bem como a qualidade das carnes (criadas em liberdade no campo) será difícil de reproduzir, mas todos os anos tento encontrar "aquela" consistência de massa, um misto entre pão e bolo fofo, plena de sabor e quase impossível de parar de comer. Confesso que a minha costela transmontana me ataca a memória e o apetite em força nesta altura do ano!

A receita que partilho hoje ainda não me trouxe de volta os sabores da Bôla do primo, mas anda lá muito, muito perto! É tão gulosa e absurdamente fácil de comer que desaparece num ápice! E nem é preciso fome para a comer. Ainda no forno, o J. já a espreitava ansioso e dizia que não se aguentava o cheiro estupidamente bom que de lá saía.





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 5
Tempo Prep.:  90 min. *
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Pão
Festividade: Páscoa
Cozinha: Portuguesa

* Mais o tempo de levedura

Ingredientes:
- 2 saquetas de Fermento de Padeiro Super Activo (usei da marca Vahiné)
- 1,5 dl de Água morna
- 400 gr de Farinha de Trigo (sem fermento) Tipo 65 (usei da marca Nacional) + alguns gramas para polvilhar
- 1 colher de chá (rasa) de Sal Marinho
- 4 Ovos
- 2 colheres de sopa de Azeite
- 150 gr de Fiambre (usei da marca Nobre)
- 150 gr de Chourição fatiado (usei da marca Damatta)
- 150 gr de Presunto (usei da marca Damatta)
- 1 Chouriço de Carne pequeno (usei da marca Damatta)
- Manteiga sem Sal q.b.
- Orégãos secos q.b.
- Noz Moscada acabada de moer q.b.

Vai também precisar de:
- Copo pequeno
- Copo medidor
- Balança de cozinha
- Robot de cozinha
- Peneira ou passador médio
- Salazar ou espátula de cozinha
- Tigela plástica média
- Película aderente q.b.
- Pano da loiça lavado
- Faca (grande) de cozinha
- Pincel de cozinha
- Forma de fundo amovível com 26 cm de diâmetro

Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação da bôla, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Coloque o fermento dentro do copo e adicione metade da quantidade indicada de água morna. Mexa e deixe reagir durante alguns minutos.
No copo do robot misture a farinha (peneirada), o sal marinho, o fermento e 3 ovos. Bata em velocidade média até formar uma massa granulosa. Continuando a bater, adicione o azeite em fio. Acrescente a restante água morna e continue a bater até obter uma massa homogénea e muito elástica.

Polvilhe a bancada de trabalho com farinha e também a tigela plástica média.
Com a ajuda da espátula retire toda a massa do copo do robot para a bancada de trabalho. Polvilhe também as mãos com farinha antes de trabalhar a massa. Amasse bem a massa com as mãos durante cerca de 5 minutos. Crie uma bola uniforme, polvilhe com farinha e com a ajuda de uma faca (com a lâmina enfarinhada) desprenda a base da massa da bancada. Coloque-a na tigela plástica, tape com película aderente q.b e por cima com o pano da loiça, deixando levedar * até dobrar o seu tamanho (coloque a massa num local quente, sem correntes de ar).
 
* Nota: Num local com temperatura média de 18º C, a massa deverá demorar cerca de 1:30h a levedar.

Pincele a forma com manteiga derretida q.b. e reserve.
Pese e prepare as carnes a usar - se quiser pode partir as carnes em fatias, no entanto, também as pode usar nos seus tamanhos originais. O chouriço de carne deve ser fatiado em fatias de grossura média. Reserve.

Após a massa ter levedado, polvilhe de novo a bancada de trabalho com farinha, retire a massa da tigela e parta-a em 3 porções iguais. Amasse de novo cada uma delas e estenda-as, uma a uma, ainda na bancada, com a ajuda das mãos, até formar 3 círculos individuais como diâmetro igual ou superior ao da forma (26 cm).

Ligue o forno a 180º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo da bola).

Forre a base da forma com uma das partes da massa e comece a dispôr as carnes. Comece com as fatias de fiambre, depois o chourição, por cima o presunto e termine com as fatias do chouriço de carne. Terminada a disposição das carnes, deite uma pitada ligeira de orégãos secos por cima e cubra com uma nova camada de massa. Com a ajuda dos dedos, junte as extremidades das camadas de massa, fazendo pressão para que se unam. Volte a dispôr as carnes que restam, pela mesma ordem anterior, terminando com uma nova pitada ligeira de orégãos secos. Cubra com a última camada de massa e volte a unir as extremidades das várias camadas de massa com os dedos.

Bata o 4º ovo e adicione-lhe noz moscada acabada de moer. Use-o para pincele o topo da bola e termine picando a massa com a ajuda de um palito.
Leve ao forno (na prateleira do meio) durante 40 minutos ou até que a massa esteja cozinhada e o topo esteja levemente dourado.

Retire do forno, deixe arrefecer antes de desenformar e sirva morno ou frio.


Bom Apetite e Votos de uma...





Nota: Receita original da EuroImpala e adaptada pela cozinheira da casa


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adoro bolas! Que linda ficou, deve ser deliciosa!
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Também somos fãs cá em casa! Tão fãs que desaparece com imensa rapidez! ;)
Obrigada pela visita, pelo comentário e votos de uma Santa Páscoa para si e para os seus, Mª João!

Beijinhos