sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sopa de Agriões, Nabiças e Cenoura

Ainda Fevereiro está no início e já eu suspiro pela Primavera! E que saudades de dias de Sol e noites estreladas, dos jantares à luz de velas no terraço e de roupas e comidas mais leves! E este frio (e esta chuva!) que teima em não nos largar, ainda me aumenta mais as saudades.
Tenho saudades das saladas, das frutas sumarentas e coloridas da Primavera e do Verão, dos improvisos no prato (e no copo) e de sopas frias cheias de sabor (lembra-se desta?), hummmmmm...

Mas enquanto o frio nos fizer companhia, as sopas têm de ser reconfortantes, servidas bem quentes e ainda fumegantes! E a sugestão de hoje é exactamente assim!
Para além de saborosíssima, é intensa na cor, fica pronta a comer em menos de 30 minutos, é rica em nutrientes, pode ser facilmente inserida num plano de dieta (pois não leva Batata), é totalmente Vegetariana e sem Glúten.
É quase impossível ficar indiferente a tantas virtudes numa única tigela de sopa! Sirva-se e saboreie!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sopas
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- Azeite  q.b.
- 1/2 Cebola Branca
- 1 dente de Alho picado
- 300 gr de Agriões
- 100 gr de Nabiças (no Brasil são conhecidas como Folhas de Nabo)
- Sal Marinho q.b.
- 0.75 L de Água fervente
- Pimenta Preta moída na altura q.b.
- 1 Cenoura grande
- Substituto vegetal sem glúten de natas culinárias q.b. (usei Rice Cuisine, da marca Alpro)

Vai também precisar de:
- Fervedor eléctrico
- Panela média
- Colher de pau
- Varinha mágica

Preparação:
Ferva a água e reserve.
Refogue a cebola e o alho picado finamente num pouco de azeite, em lume médio, até que a cebola fique translúcida. Adicione os agriões lavados e escorridos, mexa e deixe cozinhar em brando até que reduzam o seu volume. Envolva tudo de vez em quando.

Junte as nabiças (ou folhas de nabo), deite uma pitada generosa de sal marinho e envolva tudo. Deixe reduzir o volume das folhas e adicione a água e uma pitada de pimenta preta moída na altura. Aumente para lume médio a alto, deixe ferver por 2 minutos e retire do lume. Reduza tudo a puré com a varinha mágica e volte a colocar ao lume (brando), adicionando a cenoura cortada em fatias finas (para que coza mais rapidamente).

Deixe a cenoura cozer totalmente, retire do lume e reduza a puré suave, novamente com a ajuda da varinha mágica. Prove e corrija os temperos, se necessário. Sirva bem quente com algumas espirais de Rice Cuisine.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Raymond Blanc e adaptada pela cozinheira da casa


Sem comentários: