quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Creme de Abóbora Assada ao Piripiri com Avelãs Torradas

A sugestão de hoje nasceu de um improviso. Daqueles felizes, em que tudo se parece conjugar para que simplesmente pudesse surgir. Todos os ingredientes estavam no frigorífico (e na despensa), apesar de não terem sido comprados para se conjugarem desta forma. As barrigas davam horas, os apetites eram vorazes e era preciso criar! Criar comida de conforto, quente, gulosa e rápida. E em pouco mais de 30 minutos surge esta delícia, que nos silenciou a todos até que nada restasse nos pratos... E como eu ADORO estes semi-silêncios inesperados, em que as bocas calam e apenas os talheres falam!

Imagino que me repito imensas vezes, sugerindo-lhe que experimente as sugestões que se publicam nesta cozinha... Por isso, assumindo a repetição: experimente este fantástico prato de Outono! Vale mesmo todo o (pouco) tempo que lhe dedique!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  45 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 800 gr de Abóbora Menina (aos cubos e sem casca)
- 2 hastes grandes de Tomilho-Limão seco
- Noz-Moscada moída q.b.
- 4 dentes de Alho médios/ grandes
- Azeite q.b.
- Piripiri moído q.b.
- 100 a 150 gr de miolo de Avelãs sem pele
- 9 Bifanas pequenas de Porco ou 6 Bifinhos da Vazia de Vitelinha
- Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta moída q.b.
- Microgreens de Rúcula e Mostarda (usei da marca portuguesa _STUFA)

 Também vai precisar de:
- Passador de rede fina
- Pano da loiça ou folhas de papel de cozinha
- Travessa pequena de forno
- 1 Saco plástico pequeno e resistente
- Rolo da massa
- 1 Frigideira antiaderente (pequena)
- 1 Chapa de grelhar (média)
- 1 Taça pequena
- Papel alumínio q.b.
- Varinha Mágica + Copo ou Robot de Cozinha
    
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Comece por preparar todos os utensílios que vai usar: coloque a frigideira e a chapa no fogão, deitando um fio de azeite q.b. na chapa de grelhar e adicionando-lhe dois dentes de alho previamente esmagados e com casca. A frigideira pequena deve ser mantida seca. Reserve.
Deite um fio de azeite e uma pitada de sal no fundo da travessa de forno que vai usar para assar a abóbora. Reserve.

Lave os cubos da abóbora menina, escorrendo-os bem com a ajuda de um passador de rede fina e secando de seguida de um pano da loiça (ou algumas folhas de papel de cozinha). Corte os cubos em fatias finas e disponha na travessa de forno, adicionando dois dentes de alho esmagados e com casca. Regue com um fio generoso de azeite e polvilhe com uma pitada sal marinho e noz moscada acabada de moer a gosto. Adicione 1 haste de tomilho-limão, separando os pequenos ramos entre si e algumas das folhas dos ramos. Envolva tudo com a ajuda de uma colher e leve ao forno a assar durante cerca de 30 minutos (ou até a abóbora estar cozinhada, apresentando o centro mole mas não desfeito).

Acenda o lume à frigideira (que deverá estar seca), deixando aquecer.
Coloque o miolo das avelãs dentro de um saco, feche-o bem e bata-lhe com o rolo da massa (aproveite e liberte-se das más energias!). Procure não rebentar o saco com a "tareia" :) e que o miolo das avelãs fique partido grosseiramente, em pedaços grandes, mas não em pó. Abra o saco e adicione os pedaços de avelã à frigideira quente. Deixe cozinhar, agitando a frigideira de vez em quando, até que as avelãs comecem a ficar levemente douradas e lhe cheire a avelãs torradas. Retire da frigideira e coloque-as numa taça pequena com a outra haste de tomilho-limão no fundo. Tape com papel de alumínio q.b. e reserve até servir. O calor remanescente das avelãs vai ajudar a libertar o aroma do tomilho-limão e assim ficarão levemente perfumadas.

Aqueça o azeite da chapa de grelhar e deixe os dentes de alhos cozinharem levemente. Enquanto isso, tempere a carne com sal marinho e pimenta preta acabada de moer a gosto. Cozinhe de acordo com a sua preferência, tendo em consideração o tipo de carne que estiver a usar: se usar carne de Porco deve ficar bem cozinhada, sendo que a carne de Vitelinha deve ser cozinhada que acordo com o seu gosto pessoal (mal, no ponto ou média, ou ainda, bem passada). Neste último caso, sugiro que veja aqui quais as referências dos tempos de cozedura para cada caso.

Enquanto a carne estiver a cozinhar, a abóbora já deverá estar assada. Retire-a do forno, deite a abóbora, os alhos (descarte as cascas) e o tomilho-limão (descarte os ramos duros e grossos) no copo da varinha mágica ou do robot de cozinha, adicione uma pitada de piripiri moído a gosto* e reduza tudo a puré cremoso, suave e sem grumos.

*Sugestão: Não seja muito generoso na pitada de piripiri moído, pois o objectivo de adicionar este ingrediente é dar algum "calor" ao creme e não anular a doçura própria da abóbora. Procure que os sabores se complementem, adicionando uma pitada ligeira antes de reduzir o creme e provando após a redução. Se verificar que não se sente, adicione mais um pouco, envolva e volte a provar. O objectivo é sentir um ligeiro "calor" na boca, mas o sabor da abóbora e do tomilho manter-se totalmente perceptível.

Emprate, colocando umas colheres generosas de creme de abóbora em cada prato, por cima salpique com avelãs torradas e ainda mornas, ao lado a carne grelhada e, por fim, polvilhe com os microgreens de Rúcula e Mostarda a gosto (que funcionam como um complemento perfeito nesta sugestão, pois os seus sabores apimentados trazem "vida" e frescura aos ingredientes usados).

Sirva quente e...
 

Bom Apetite!



*Dica: Pode encontrar os microgreens _STUFA na Goodies Boutique.


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Ivete, que prato lindo! É mesmo comida de conforto, percebe-se bem o silêncio à mesa... ;)
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

:))) Ainda bem que gostou, Mª João!
É pleno Outono no prato e uma sugestão fácil, rápida, gulosa e que enche os olhos e a barriga. A repetir, sem dúvida! ;)
Beijinhos e votos de (quase) bom fim de semana!