sexta-feira, 26 de abril de 2013

Beef Rossini com Mousse de Foie Gras e Cognac e guarnição de Espargos salteados

Este prato é uma adaptação muito pessoal ao original Beef Rossini, com ingredientes que se complementam pelo contraste de sabores e texturas e que convidam para o copo um tinto alentejano, encorpado, preferencialmente com aroma a frutos vermelhos maduros. Cada dentada é uma festa de sabores simplesmente DIVINAL! Experimente, vai ADORAR!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Carne Vermelha
Vegetariano: Não
Para Crianças: Não
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 2 Batatas-Doces grandes (cerca de 720 gr)
- Água fervente q.b.
- Sal q.b.
- 1 colher de chá (rasa) de Azeite Extra-Virgem
- 3 dentes de Alho finamente picados
- 1 haste de Tomilho fresco
- 4 Espargos frescos
- Leite q.b
- Noz Moscada moída na altura q.b.
- 1 colher de café de sumo de Limão acabado de espremer
- 3 nozes de Manteiga
- 2 medalhões do Lombo de Vaca (cerca de 335 gr)
- 1 embalagem de Mousse de Foie Gras al Cognac da Selectos de Castilla* (95 gr)

Também vai precisar de:
- Fio de culinária
- 1 Panela pequena
- 1 Frigideira antiaderente pequena
- 1 Chapa de grelhar antiaderente média
 
Preparação: 

Inicie a confecção do puré de batata-doce: descasque as batatas-doces, lave-as, corte-as em rodelas da grossura de um dedo e coloque-as numa panela pequena, cobrindo-as de água fervente. Leve ao lume, adicionando uma pitada (pequena) de sal. Deixe cozer até estarem moles. 
A meio do processo de cozedura das batatas, descasque e pique finamente os alhos. Dois alhos devem ser colocados na chapa de grelhar com 2 nozes de manteiga, o 3º deve ser colocado na frigideira pequena, com uma haste de tomilho fresco e 1 colher de chá (rasa) de azeite extra-virgem.

Antes de lavar os espargos frescos, segure cada espargo com as duas mãos, uma mão no centro e outra na extremidade final e dobre-o em arco para baixo, o sítio onde o espargo partir separa o que está bom para comer da parte fibrosa que deve ser descartada - a parte fibrosa encontra-se na parte final do espargo. Lave os espargos, seque-os bem e acenda o lume à frigideira pequena onde adicionou o azeite, o alho picado e o tomilho. Quando o alho estiver a ficar translúcido, adicione os espargos e uma pitada (pequena) de sal, deixe cozinhar, agitando a frigideira e virando os espargos de vez em quando. Deixe os espargos ficarem al dente (cozinhados por fora e um pouco duros por dentro) para criar um jogo de texturas na altura de comer.

Quando as batatas estiverem moles, apague o lume, escorra a água e esmague-as com a ajuda de um instrumento para fazer puré de batata, vá adicionando gradualmente (em pouca quantidade) leite para ajudar a que o puré fique cremoso. Adicione (pouca) noz moscada moída no momento, nova pitada de sal (pouca), o sumo de limão e uma noz de manteiga. Continue a esmagar as batatas até ficarem totalmente desfeitas, sem grumos e ter obtido um creme aveludado. Volte a colocar em lume muito baixo, apenas para manter a temperatura.

Prepare os medalhões do lombo: numa tábua de cozinha e com a ajuda de fio de culinária, molde a carne para que fique com uma forma arredondada (não aperte demasiado o fio à volta do medalhão) e tempere de cada lado com uma pitada de sal marinho. Acenda o lume da chapa de grelhar e deixe a manteiga derreter. Assim que a manteiga formar bolhas, coloque os medalhões na chapa em lume alto e deixe cozinhar, virando de vez em quando. Consoante a preferência, deixe cozinhar durante...

*Referência para medalhões com cerca de 2 cm de altura

- 1 a 2 m. de cada lado, para obter um medalhão mal passado (carne vermelha por dentro e macia ao toque);

- 5 a 6m. de cada lado, para obter um medalhão no ponto (carne rosada por dentro e ainda macia ao toque);

- 10m. de cada lado, para obter um medalhão bem passado (carne acastanhada por dentro e rígida ao toque).


Logo que coloque os medalhões na chapa, abra a embalagem da Mousse de Foie Gras com Cognac, desenforme-a numa tábua de cozinha e corte fatias da grossura do dedo anelar. Quando a carne estiver quase pronta, coloque cada fatia na chapa onde os medalhões cozinham e deixe cozinhar cerca de 30 sgs de cada lado.

Emprate começando pelos espargos, depois o puré de batata-doce, os medalhões do lombo (a que cortou previamente o fio de culinária) por cima do puré e no topo da carne, uma ou duas fatias de Mousse de Foie Gras com Cognac. Sirva com um copo generoso de vinho tinto alentejano, encorpado e com aroma a frutos vermelhos maduros.


Bom Apetite!

http://www.goodies-boutique.com/

Sem comentários: