quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Maçãs Assadas com Sultanas ao Rum de Especiarias

Associo sempre as Maçãs assadas no forno aos almoços outonais de fim de semana em casa dos queridos pais. É uma sobremesa ligeira, perfeita para rematar qualquer refeição e invade-me sempre de uma fantástica sensação de conforto e satisfação.

A receita da mãe conjuga Maçãs Reineta, Sultanas, vinho do Porto e Canela e apesar de ser uma combinação que nunca falha, resolvi "apimentar" um pouco estes sabores clássicos. E funcionou muitíssimo bem! As Sultanas hidratadas no Rum de Especiarias levam esta sobremesa a um outro nível, quase floral, levemente cítrico, abaunilhado e sumarento e completam na perfeição a acidez desta variedade de Maçãs. E tudo isto conjugado numa adaptação fácil, reconfortante e gulosa!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  > 60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Não
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 150 ml de Rum
- 2 Casquinhas de Limão (ou Laranja)
- 5 gr de Gengibre (descascado e fatiado)
- 1 grão de Cardamomo (esmagado levemente)
- 1 Pau de Canela (fino)
- 2 grãos de Pimenta Preta
- 1 pitada de Noz-Moscada
- 1/2 Vagem de Baunilha
- 85 gr de Sultanas
- 4 Maçãs Reineta
- Açúcar Amarelo q.b.
- Manteiga sem sal q.b.

 Também vai precisar de:
- 1 Saco plástico com fecho
- Passador de rede fina
- Papel de rolo de cozinha
- 1 Panela pequena
- Descaroçador de maçãs
- 1 Forma ou travessa de forno
    
Preparação:

Deite o rum dentro do saco plástico com as casquinhas de limão ou laranja, o gengibre fresco, o cardamomo, a canela, a pimenta, a pitada de noz moscada e 1/2 vagem de baunilha (aberta ao meio). Aperte o saco cuidadosamente para retirar o máximo de ar interior possível e feche o saco. Deixe repousar, no mínimo, durante 24h.

Após 24h, filtre as especiarias com a ajuda de um passador de rede fina, coberto com duas folhas de papel de cozinha e escorra o rum para dentro de uma panela pequena. Aperte gentilmente o papel e escorra o rum restante absorvido pelas folhas. Descarte o papel e as especiarias. Ao rum que se encontra já na panela, retire 4 colheres de sopa para outro recipiente. Reserve.
Leve a panela ao lume, adicionando as sultanas. Mexa com a ajuda de uma colher de pau e deixe cozinhar em lume brando até as sultanas terem absorvido todo o rum. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Lave as maçãs, seque-as e com a ajuda de um descaroçador, descaroce todas as maçãs. Faça um corte pouco profundo à volta de cada maçã e a meio da casca.
Numa forma ou travessa de forno deite algumas nozes (finas) de manteiga e uma colher (rasa) de sobremesa de açúcar amarelo. Disponha as maçãs espaçadas entre si e polvilhe o interior de cada uma com um pouco de açúcar. Recheie o interior com as sultanas hidratadas, empurrando-as para o fundo da forma ou travessa com a ajuda de um dedo. Repita o processo para as 4 maçãs. Reserve as passas que sobrarem para o empratamento final.
Polvilhe o topo das maçãs com açúcar a gosto e regue-as com o rum que reservou previamente.

Leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até as maçãs estarem cozinhadas (o centro de cada maçã deve ficar suave, mole, mas não desfeito).

Sirva morno, regando com um pouco do molho criado durante a cozedura e salpicando sultanas por cima de cada maçã.


Bom Apetite!


4 comentários:

Unknown disse...

Uma receita de sempre com um toque de sofisticação !!
Parabéns Ivete. :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Obrigada pela simpatia (já habitual) e pelo comentário, Princesa! Não posso esconder que me motivam as suas palavras, opiniões e a sua presença nesta cozinha! :))

Obrigada por estar aí e se experimentar a sugestão, partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber!

Beijinhos e bom fim de semana (com sol)!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adorei o "twist" neste clássico! Ficou com um aspeto delicioso.
Beijinhos e bom fim de semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

:)) Fico feliz que tenha gostado, Mª João! E ainda ficam mais deliciosas de um dia para o outro, pois a polpa da maçã vai absorvendo o suco das sultanas e do molho, fazendo (quase) desaparecer a acidez da maçã. Huuuuummm...

Obrigada pela simpatia constante, pela visita e pelas suas palavras!

Beijinhos de volta para si e votos de boa semana!