quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pêras Rocha com Queijo Azul e Presunto

A sugestão de hoje é para apreciadores de queijos com carácter e resulta num amuse bouche surpreendente, perfeito para harmonizar com um vinho tinto de excelente qualidade!

Há uns anos, numa viagem a Barcelona, foi-me servida num restaurante fantástico nas Ramblas, uma tapa que adorei que conjugava pêras assadas e presunto. Inspirada por essa recordação gastronómica, a sugestão de hoje adiciona à nossa incomparável Pêra Rocha, o sabor, textura e aroma inconfundível do Danablu (o queijo azul dinamarquês) e a suculência do nosso presunto alentejano. Remate com miolo de noz e um excelente tinto e fica com uma entrada inesquecível para a próxima reunião de amigos ou familiares!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  < 10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta e Queijo
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- 2 Pêras Rocha*
- 100 gr de Queijo Azul Danablu
- 120 gr de Presunto fatiado finamente
- Miolo de Noz q.b.

 Também vai precisar de:
- Travessa de servir
- Taça pequena
   
Preparação:

* Dica: Para esta receita procure usar pêras rocha que comecem a ficar maduras, mas que ao tacto ainda estejam firmes.

Lave as pêras, seque-as e corte-lhes as extremidades com a ajuda de uma faca. Corte depois cada pêra em quartos, descaroce e corte cada quarto ao meio (obtendo no total 16 porções de pêra).

Corte 16 pequenos pedaços de queijo azul e prepare 16 fatias de presunto cortado finamente.

Junte a cada fatia de pêra um pedaço de queijo azul e enrole uma fatia de presunto à volta de cada uma, deixando um pouco de queijo azul a aparecer por dentro do presunto. Repita o processo até terminar as quantidades de cada ingrediente.

Sirva numa travessa pequena, com uma taça pequena à parte com miolo de noz q.b.  


* Sugestão: Acompanhe com um vinho tinto frutado, de aroma floral e qualidade superior. A escolha desta cozinha para harmonização com a sugestão de hoje foi o soberbo CARM Reserva 2010, vinho produzido no nosso Douro pela Família Roboredo Madeira.


Bom Apetite!


4 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que petisco bom! Adoro estes contrastes de sabores salgados e fruta docinha...
Beijinhos

Unknown disse...

A pêra é, de facto, um alimento fabuloso Ivete. E todas as sugestões têm sido muito boas. Esta vou experimentar também ...
Beijinho

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Somos duas a adorar este contraste de sabores, Mª João! :) E a nossa Pêra Rocha, granulosa e doce q.b., é tão versátil que se presta a (quase) todos os pratos e combinações de ingredientes em que a quisermos introduzir. Fantástico fruto este! :)
Beijinhos de volta para si e votos de boa semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Como dizia anteriormente à Mª João, a nossa Pêra Rocha é mesmo um fruto incomparável! ADORO as suas características quando verdes (perfeitas para roer, com uma textura granulosa deliciosa) e quando maduras (suculentas e docinhas). É perfeita para combinar com ingredientes inusitados! Huuuuummm... :)
Fico feliz que esteja a gostar e a experimentar as sugestões desta cozinha, Princesa! E gosto tanto que partilhe comigo as sua opiniões! Obrigada pelos seus comentários e por estar aí! :)
Beijinhos de volta para si e votos de boa semana!