quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Papillote de Salmão e Três Legumes

A sugestão de hoje é uma adaptação a um prato que experimentei há uns anos, pelas mãos de um cunhado.
Faço-a maioritamente no Outono e Inverno, altura em que o quentinho do forno aquece a cozinha e reconforta na altura de comer. É uma receita cheia de pontos fortes, perfeita para dias de pouca paciência ou inspiração culinária! É saborosíssima, fácil de preparar, cheia de nutrientes (pois todos os ingredientes cozinham no seu próprio vapor dentro do papillote), é perfeita para um jantar de semana (em que usualmente não há nem muito tempo nem paciência para receitas longas) pois demora apenas 5 minutos a preparar e suja pouquíssima loiça.
E uma receita com tantos pontos fortes é daquelas de experimentar e repetir!



Junte-se a nós no Instagram



Veja como fazer a sugestão de hoje em vídeo (também disponível no canal COMIDAcomPAIXÃO © no YouTube).


https://www.youtube.com/watch?v=obAZiai5HP0

Junte-se a nós no YouTube 


Nº Pessoas: 1
Tempo Prep.:  < 60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Peixe
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- Azeite q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Oregãos secos q.b.
- 2 a 3 Batatas pequenas com casca
- 1 a 3 Tomates em rama pequenos com pele
- 1/2 Cebola grande
- 1 Lombinho ou tranche de Salmão

 Também vai precisar de:
- Papel de alumínio q.b.
   
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Comece por preparar os legumes: lave bem as batatas e corte-as em quartos pequenos; lave bem os tomates* e corte-os em quartos (se usar tomate cherry, contabilize 3 por pessoa e corte-os apenas ao meio; se usar tomate em rama, escolha os mais pequenos e use 1 a 2 por pessoa, cortando-os em quartos); descasque a cebola e corte-a ao meio e depois em fatias grossas. Use 1/2 cebola fatiada por pessoa. Reserve.

* Dica: Se não gostar de tomate cozinhado, pode facilmente substituí-lo por uma cenoura cortada a gosto por pessoa.

Corte dois rectângulos de papel de alumínio, deixando a parte brilhante para cima para ficar em contacto com os alimentos. Sobreponha as duas folhas de acordo com a imagem do vídeo. Deite um fio generoso de azeite, um pitada generosa de sal marinho e outra de oregãos secos. Adicione de seguida as batatas, depois o tomate e de seguida a cebola. Volte a deitar um fio de azeite, nova pitada de sal marinho e outra de oregãos secos. Coloque o lombinho ou tranche de salmão por cima* dos três legumes e adicione uma pitada de sal marinho e oregãos por cima. 

* Dica: Coloque a tranche de salmão na diagonal no rectângulo de papel de alumínio, para que possa fechar o papillote unindo as pontas sem causar danos à integridade do peixe.

Pegue em duas pontas do papel de alumínio, feche-as enrolando-as sobre si e enrole de seguida as extremidades em aberto, de modo a que o papillote fique bem selado.

Leve ao forno durante 50 minutos e sirva de imediato. 


* Sugestão: Porque não surpreender o paladar e acompanhar a sugestão de hoje com um tinto alentejano cheio de carácter? Por aqui bebeu-se um Pequeno João (castas Touriga Nacional, Syrah e Aragonez) de 2008, produzido pela Herdade da Malhadinha Nova. Este vinho tem pequeno no nome, mas é enorme em sabor e aroma!


Bom Apetite! 



[ Agradecimentos ] 
Os vídeos COMIDAcomPAIXÃO © têm assinatura de imagem e edição de Rui Eduardo Botas e não teriam sido possíveis sem a sua inestimável amizade e apoio a este projecto.

Muito OBRIGADA meu Amigo, pelo teu fantástico olhar fotográfico e por teres abdicado de tempo das tuas merecidas férias para que o vídeo de hoje pudesse ser partilhado. Que Cabo Verde te receba fantasticamente bem!


2 comentários:

Unknown disse...

Huuummm acho que o Chef lá de casa vai ter uma receita para experimentar no fim-de-semana. ;)

Ivete Pereira Hipólito [ blog COMIDAcomPAIXÃO ] disse...

:D Experimentem e depois partilhe comigo o que o Chef e a Princesa acharam da sugestão! Bom fim de semana e boas experiências gastronómicas!

Beijinho