quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Perfeito de Três Camadas

[ ...para partilhar com ♥ ]


A composição desta receita andava há algumas semanas na minha cabeça... Ontem foi o dia de teste e resultou na PERFEIÇÃO! O J. dizia-se cheio quando lhe falei em sobremesa, mas quando a levei para a mesa não se fez rogado. Fez-se silêncio (como se se cantasse o fado...) e só a colher "falou". Visto o fundo ao copo, soltou-se uma única frase: "Simplesmente DIVINAL!"

É uma sobremesa perfeita para partilhar a dois, rápida de preparar (pronta em 15 minutos) e ainda mais rápida de comer, repleta de texturas harmoniosas e muito, mas muito saborosa! Correndo o risco de me repetir, experimente e partilhe-a com quem mais Ama... Vão ADORAR!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  < 30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Chocolate
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor
 
Ingredientes: 
- 1/2 Lt de Água
- 70 gr de Chocolate culinário (70% de Cacau) + 1 quadrado de Chocolate para raspar
- 1 colher de sopa de Leite (usei meio gordo)
- Raspa de 1/2 Limão médio (ou de 1 Limão pequeno)
- 1 pacote de 4 Bolachas Digestivas com Aveia (usei da marca portuguesa Vieira)
- 1 Banana média madura
  
 Também vai precisar de:
- 1 Fervedor eléctrico
- 2 Panelas pequenas
- 1 Rolo da massa
- 1 Pano da loiça
- 1 Copo pequeno
- Película aderente  
- 1 Tigela da sopa
- Água gelada q.b.
- 1 Frigideira antiaderente pequena
  
Preparação:

Comece por ferver a água no fervedor, deite-a numa panela e acenda o lume. Coloque outra panela (seca) dentro da que contém a água e deixe a água voltar a entrar em ebulição. Deite o chocolate partido em pedaços na panela seca, o leite e a raspa da casca do limão - deixe derreter em lume brando.

Enquanto o chocolate derrete, prepare as bolachas: mantenha o pacote das bolachas fechado, enrole-o no pano da loiça dobrado ao meio e bata-lhe com o rolo da massa (não bata com muita força, pois o objectivo é apenas esmigalhar as bolachas e não rebentar o pacote) até as bolachas ficarem transformadas em migalhas grosseiras. Abra o pacote e deite o conteúdo no fundo de um copo pequeno. Com a ajuda de uma colher de sobremesa calque as migalhas para obter um fundo uniforme.

Assim que o chocolate esteja derretido, mexa tudo com uma colher de pau para incorporar o leite e a raspa do limão. Deite o chocolate por cima das migalhas das bolachas e volte a usar a colher para uniformizar o chocolate. Raspe mais um pouco de casca de limão por cima do chocolate e coloque o copo dentro de uma tigela de sopa vazia. Deite água gelada na tigela até ficar ao nível do chocolate - com este passo pretende arrefecer o chocolate. Assim que o chocolate tenha arrefecido, coloque película aderente por cima do copo e leve ao frigorífico por 5 minutos.

Prepare a banana: coloque uma frigideira anti-aderente pequena ao lume (médio) e coloque a banana com casca no centro. Vá virando a banana de ambos os lados, até a casca ficar cozinhada e lhe cheirar levemente a caramelo. Assim que ambos os lados estiverem cozinhados e ouvir a pressão da banana no interior da casca (o que deverá demorar cerca de 5 a 6 minutos, dando-lhe tempo para arrefecer o chocolate do copo e retirá-lo do frigorífico para acabar de empratar), apague o lume e com a ajuda de uma faca e de um garfo corte as pontas da banana, faça um corte longitudinal e retire a banana da casca para um prato de sobremesa. Desfaça com um garfo e deite a polpa obtida por cima do chocolate com a ajuda da colher de sobremesa. Termine, decorando o topo com raspa de chocolate a gosto. Sirva de imediato.


Bom Apetite!


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Esses silêncios são de ouro! ;) A mim, também me parece divinal... combinação de sabores perfeita!
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Gosto tantooooo quando se faz silêncio assim à mesa! É música para os meus ouvidos, rsssss... ;)
Experimente a sugestão Mª João, se gosta da combinação dos sabores acho que vai ficar fã!

Beijinhos e bom fim de semana!