quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Espetadinhas do Mar e da Terra com Molhos de Inspiração Asiática

Verão exige bebidas geladas, peixe grelhado e saladas frescas! Por isso, numa espetadinha juntei sabores do Mar (Salmão, Lulas e Camarão) a sabores da Terra (Cebola Roxa e Tomate Cherry) e finalizei-o no prato com sabores de inspiração asiática, na forma de dois molhos - um de Soja e Caldo de Camarão e outro de Gengibre, Coentros, Malagueta e Lima. Adicione uma salada fresca e um vinho branco estupidamente gelado e eis uma refeição simplesmente PERFEITA para o almoço ou jantar de um dia quente de Verão!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Peixe & Moluscos
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: Autor & Fusão

Ingredientes: 
Para 10 a 12 Espetadinhas:
- 2 tranches de Salmão
- 12 Lulas limpas
- 12 Camarões 40/60 com casca
- 2 Cebolas Roxas médias
- 14 Tomates Cherry (com pé)
- Sumo de 3 Limas
- Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta q.b.
- Azeite q.b.

Para os Molhos:
- Água fervente q.b.
- Casca cruas dos Camarões
- 4 colheres de sopa de Caldo de Camarão
- Molho de Soja q.b.
- Coentros frescos q.b.
- Gengibre fresco q.b.
- 1 Malagueta (pequena) fresca
- Sumo de 1/2 Lima
- Azeite Extra-Virgem q.b.
 
 Também vai precisar de:
- 2 Pratos fundos de sopa
- 1 Panela pequena
- 1 Fervedor eléctrico
- Película aderente
- 1 Travessa de servir
- 10 a 12 Espetos de Bambu ou Madeira com 25 cm
- 1 Chapa ou Grelha
- 2 Tacinhas para molhos
  
Preparação:

Esprema o sumo de 1 1/2 limas para um prato fundo de sopa e o sumo das limas restantes (1 1/2) para outro. Prepare o salmão, as lulas e os camarões: corte o salmão em pequenos quadrados da grossura de dois dedos (comece a cortar pelo meio da tranche). Coloque todos os pedaços num dos pratos com o sumo de lima e vá virando os pedaços de salmão.

Ferva água e reserve. Retire as cabeças dos camarões e todas as cascas, coloque tudo dentro de uma panela, cubra com água fervente e leve ao lume até as cabeças estarem cozidas e ter obtido um caldo rosado. Esmague as cascas com um garfo grande ou um esmagador de batatas. Retire o caldo do lume e deixe arrefecer. Reserve.
Coloque os camarões descascados no segundo prato com sumo de lima e vá virando para que ambos os lados adquiram o sabor da lima.

Lave e escorra as lulas e retire os tentáculos do interior (certifique-se que as bocas foram todas retiradas). Corte as lulas em tiras da grossura de 1 1/2 dedo. Coloque as argolas de lula e os tentáculos no prato dos camarões e vá envolvendo.

Tape ambos os pratos com película aderente e leve ao frigorífico por 15 minutos.

Prepare os restantes ingredientes para as espetadas: lave os tomates cherry (deixando-lhe o pé), descasque as cebolas e parta-as em quartos e depois cada quarto ao meio.
Volte a esmagar as cascas e cabeças dos camarões e filtre a água do caldo, descartando as cascas e reservando o caldo. Deixe arrefecer completamente.

Perto de si coloque os espetos de bambu (ou de madeira) que vai usar e uma travessa limpa. Retire o salmão, as lulas e os camarões do frio e comece a compôr as espetadas. Comece pelo tomate (deixando o pé virado para o lado de fora da espetada), depois um 1/2 quarto de cebola, um quadrado de salmão, várias argolas de lulas (coloque várias seguidas, pois as lulas irão encolher substancialmente durante a cozedura) e alguns tentáculos, depois um camarão e termine com mais um tomate ou um pedaço de cebola. Disponha na travessa. Repita o processo até terminar todos os ingredientes anteriores. Tape a travessa com película aderente e leve ao frio até 5 minutos antes de começar a cozinhar.
Pouco antes de começar a grelhar deite um fio de azeite por cima das espetadas, uma pitada (pouca) de sal marinho acabado de moer e outra de pimenta preta também acabada de moer (a gosto). Leve a grelhar até as lulas terem reduzido, os camarões estarem completamente cozinhados (com uma cor rosa uniforme) e o tomate e a cebola apresentarem partes douradas/ acastanhadas.

Enquanto as espetadas cozinham, prepare os molhos de inspiração asiática: deite 2 colheres de sopa de caldo de camarão numa tacinha pequena seguido de molho de soja. Prove - procure que o molho fique com um sabor equilibrado entre os dois ingredientes, em que consiga distinguir quer o sabor do caldo de camarão quer o do molho de soja. Reserve até servir.
Avance para a preparação do segundo molho: pique finamente um molho pequeno de coentros lavados, deite numa tigela de plástico e reserve. Corte um pedaço de gengibre fresco (do tamanho de metade do polegar), descasque, pique-o finamente e adicione aos coentros. Utilize as costas de uma colher de sopa para esmagar tudo (desta forma, ajuda a extrair melhor os sucos de cada ingrediente) e envolver os coentros e o gengibre picado. Lave a malagueta, corte-a ao meio e retire todas as sementes (caso goste muito de picante deixe ficar as sementes). Corte a malagueta finamente e adicione à tigela. Adicione o sumo de 1/2 lima, um fio (ligeiro) de azeite extra-virgem e 2 colheres de sopa do caldo de camarão ao preparado anterior, misture tudo e prove - procure um sabor final em que sinta uma "explosão" de sabor na boca (o quente da malagueta, o picante do gengibre e a frescura dos coentros e da lima). Deite numa tacinha pequena e reserve até servir.

Sirva as espetadas logo que saiam da chapa ou grelha, com os dois molhos à parte e uma saladinha ligeira (por exemplo de rúcula, maçã e nozes com um vinagrete ligeiro de lima).


Bom Apetite!


Sem comentários: