sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Viagens à Mesa por Três Cidades e Três Continentes Diferentes

De lembranças de viagens pessoais, dos sabores e ingredientes de três cidades em três continentes diferentes [Marrakech em Marrocos, África; Chacalal no México, América do Sul e Sevilha em Espanha, Europa], onde os paladares vibrantes me fazem sempre sonhar, saíram as delícias que proponho hoje: Pitas de Frango com Três Especiarias e Salsa de Abacate e Hortelã com guarnição de Espetadinhas de Tomates Cherry e Sangria de Quatro Frutas.

Para confeccionar o recheio destas Pitas inspirei-me na "santíssima trindade" das especiarias marroquinas: Gengibre, Cominhos e Açafrão da Índia. O resto veio com a imaginação, as recordações destas viagens e a vontade de comer!

É uma refeição perfeita para sonhar acordado por destinos exóticos no prato e no copo. Se é um foodie louco pelo sabor, então, faça um favor ao seu paladar e EXPERIMENTE!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal & Bebidas
Festividade: N/A
Cozinha: Autor & Fusão

Ingredientes:
Para a Sangria:
- 1 pau de Canela
- Canela em pó a gosto
- 1 Laranja
- 20 bagos de Uva
- 1 Maçã
- 1/2 Nectarina
- 1 garrafa de Vinho Tinto
- Gasosa a gosto
- Hortelã fresca a gosto
- Gelo 

Para as Pitas:
- Sumo de 2 Limas
- 1 colher de sobremesa de Gengibre em pó
- 1 colher de sobremesa de Cominhos em pó
- 1 colher de sobremesa de Açafrão da Índia em pó
- Sal Marinho q.b.
- 4 peitos de Frango
- Azeite q.b.
- 1 Chalota
- 3 dentes de Alho
- 2 a 3 pães Pita por pessoa

Para a Salsa:
- 2 Iogurtes naturais (açucarados)
- Sumo de 1/2 Lima pequena
- Sal Marinho e Pimenta Preta moídos a gosto
- 1 colher de sobremesa de Azeite Extra-Virgem
- 5 a 6 raminhos de Hortelã fresca
- 1/2 Abacate maduro

Para as Espetadinhas:
- 1 Nectarina
- 4 Tomates Cherry por pessoa
- 4 folhas grandes de Manjericão por pessoa
Opcional:
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- Sal moído a gosto
  
 Também vai precisar de:
- 1 Jarro de servir
- 1 Colher de pau
- 1 Tigela funda
- 1 Frigideira
- 1 Prato fundo
- 1 Tigela de Sopa
- 1 Travessa refractária
- 8 Espetos pequenos de Cocktail
 

Preparação:


Para o Copo | Sangria Tinta de Quatro Frutas
No jarro que vai usar deite o pau de canela e uma pitada generosa de canela em pó. Lave e parta uma maçã em quartos, descaroce-a e corte cada quarto em fatias de grossura média - adicione ao jarro. Lave uma laranja sumarenta, parta em metades e esprema uma metade para o jarro. Corte a outra metade em rodelas e depois em quartos - junte aos restantes ingredientes. Parta a nectarina ao meio, descaroce-a, retire a pele, parta em fatias de grossura média e adicione também ao jarro. Lave os bagos de uva, escorra-os, corte-os ao meio e adicione ás restantes frutas.
Adicione o vinho e gasosa a gosto. Mexa tudo com uma colher de pau (fazendo pressão nas frutas contra as paredes do jarro), prove e rectifique com um pouco mais de canela em pó ou gasosa. Leve ao frio, no mínimo, por 2 horas. Sirva frio e com muito gelo.



Para o Prato | 1. Pitas de Frango com Três Especiarias
Para uma tigela funda esprema o sumo de 2 limas, adicione 1 colher de sobremesa de cada especiaria em pó, Gengibre, Cominhos e Açafrão da Índia, e uma pitada generosa de sal marinho.
Parta os peitos de frango em fatias finas e depois em pedaços (pequenos quadrados ou rectângulos) e adicione à marinada anterior. Envolva bem, de modo a que todos os pedaços de frango fiquem envoltos no preparado. Tape a tigela e leve ao frigorífico a repousar durante, pelo menos, 30 minutos. Retire do frio 5 minutos antes de começar a fritar.

Pique finamente a chalota e 2 dentes de alho (o 3º dente de alho deve ser esmagado e cozinhado com a casca) e adicione a uma frigideira já com um fio de azeite generoso. Deixe a chalota suar (devendo ficar apenas translúcida) e só depois adicione os pedaços de carne, com espaço entre si para que a temperatura não desça demasiado. Deixe cozinhar de ambos os lados (sem ficar muito dourado) e retire para um prato fundo. Deixe repousar. Caso considere que os pedaços ficaram muito grandes para rechear as Pitas, corte-os depois de alguns minutos de repouso. Prove e rectifique o sal, se necessário. Repita o processo até acabar a quantidade de carne marinada.*

* Dica: Não se preocupe se a carne arrefecer enquanto prepara a Salsa, pois pode voltar a adicionar a carne à frigideira para reaquecer mesmo antes de comer.

Veja na embalagem do pão Pita, quais as indicações de utilização. Usualmente, humedecem-se as Pitas de ambos os lados e levam-se ao forno, microondas, tostadeira ou torradeira durante poucos minutos. Antes de servir devem ser abertas para criar espaço para o recheio. Comece por introduzir o recheio com uma colher de salsa de abacate, depois carne, salsa, carne e novamente salsa a cobrir o topo.*

* Dica: Sugiro vivamente que sirva as Pitas ainda quentes, pois o calor do pão vai reavivar todos os sabores dos ingredientes usados: das especiarias, do abacate, da hortelã, da pimenta preta e da lima. Huuuuuuummmmm, que delícia!!!



Para o Prato | 2. Salsa de Abacate e Hortelã
Descasque o abacate, descaroce e parta metade em pedaços pequenos - adicione a uma tigela de sopa. Junte dois iogurtes naturais açucarados. Adicione uma colher de sobremesa de azeite extra-virgem e esprema metade da lima. Lave, escorra e pique a hortelã fresca finamente, adicionando-a à tigela. Tempere com sal e pimenta preta moídas na altura.* Mexa tudo e leve ao frio até servir.

* Dica: Adicione pouco sumo de lima, sal e pimenta de cada vez e vá provando até ficar ao seu gosto. É mais fácil corrigir o que está em falta do que está em excesso.



Para o Prato | 3. Espetadinhas de Tomates Cherry, Manjericão e Nectarinas
Lave os tomates e as folhas de manjericão. Reserve. Parta, descaroce e fatie em pedaços grandes a nectarina. Enrole cada tomate cherry numa folha de manjericão e coloque no espeto pequeno de cocktail. Intercale com um pedaço de nectarina e termine com novo tomate. Deixo ao seu critério se deve ou não temperar as espetadinhas. Se preferir o sabor natural dos ingredientes frescos, sirva de imediato, se não, tempere com um fio fino de azeite e uma pitada de sal marinho moído a gosto.




Bom Apetite!


2 comentários:

senhord0sdedais disse...

Uma delícia, maravilhosamente ilustrada! Parabéns!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá senhord0sdedais! :) Seja muitíssimo bem-vindo a esta cozinha!

Estas sugestões resultaram excepcionalmente bem e são de facto uma delícia! Obrigada pelo seu comentário, pela apreciação e pela sua visita. Gosto de o ver por cá! ;)

Beijinho grande e bom fim de semana!