sábado, 27 de julho de 2013

Embrulhos de Feta em Filo com Mel de Rosmaninho e Sementes de Chia

Pelas sugestões que fui partilhando consigo até à data, já deverá saber o quanto ADORO a conjugação do doce e do salgado. Esta receita é mais uma com essa característica, para além de ser estaladiça, crocante e deliciosamente sonora quando se parte em pequenos pedaços. Huuuuummmmm...
Estes Embrulhos de Feta em Filo têm reminiscências nas cozinhas turca e grega e para além de serem muitíssimo gulosos, são rápidos de preparar e rematam de forma impressionante qualquer refeição.





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Queijo
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 2 folhas de Massa Filo
- Azeite Extra-Virgem (de boa qualidade), para pincelar
- 1 Queijo Feta
- Mel de Rosmaninho q.b.
- Sementes de Chia q.b.
  
 Também vai precisar de:
- Pano da loiça molhado e bem espremido
- Papel vegetal de cozinha
- Tesoura de cozinha
- 1 Pincel de culinária
- 1 Travessa de forno (pequena)
 
Preparação:

Retire a massa Filo do frio cerca de 10 minutos antes de a usar (não abra o pacote até começar a usar a massa).

Prepare a bancada de trabalho:
- Corte um rectângulo generoso de papel vegetal de cozinha e forre parte da bancada de trabalho;
- Coloque uma taça, o pincel, rolo de papel de cozinha (que vai precisar para ir limpando as mãos) e a garrafa de azeite que vai usar próximo do papel vegetal;
- Estenda o pano da loiça molhado e bem espremido na bancada de trabalho, abra o pacote da massa e coloque-a no pano molhado (a massa Filo é uma massa que seca rapidamente e uma vez seca rasga-se com facilidade, o pano serve para a manter húmida durante o processo de manuseamento e composição dos embrulhos). Vai usar 2 folhas sobrepostas, necessitando de as cortar ao meio depois de sobrepostas, de modo a ficar com dois quadrados de massa.

Ligue o forno a 200º C (modo aquecimento em cima e em baixo) - veja as indicações da temperatura na embalagem de massa que usar.

Deite pouca quantidade de azeite extra-virgem na taça e vá vertendo à medida que vai usando, deste modo evita desperdícios. Pincele grosseiramente a travessa de forno com azeite e reserve.

Pincele grosseiramente com azeite o centro do papel vegetal onde vai colocar a massa. Coloque a primeira folha, volte a pincelar e sobreponha a segunda de modo a que as pontas fiquem unidas com a debaixo, finalize cortando-as ao meio com a ajuda de uma tesoura. Volte a pincelar grosseiramente com azeite.

Parta o queijo Feta ao meio e coloque cada metade em cada quadrado de massa. Dobre a massa, utilizando a técnica de dobragem ilustrada pela imagem seguinte*. Depois de composto cada embrulho, pincele grosseiramente com azeite antes de colocar na travessa. Repita o processo anterior para os dois embrulhos.

*Dica 1: No processo de dobragem, deixe alguma folga entre as dobras da massa e o queijo, pois o queijo incha com o calor e tende a rasgar a massa se estiver muito justa.




Dica 2: A massa Filo que sobrar deve ser conservada no frigorífico na embalagem original e consumida nos 4 a 5 dias seguintes.

Leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

Emprate ainda quente, deite por cima mel a gosto e salpique com sementes de Chia.


Bom Apetite!


4 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Também sou fã desta mistura de doce e salgado! Ficaram lindos esses embrulhinhos!
Bjo

Unknown disse...

Depois da partilha do cantinho dos cheiros no instagram, só hoje tive tempo para encontrar a página do FB do blog e de me deliciar por aqui....parabéns e obrigado pela partilha!!

:)

Cláudia

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Cláudia! Obrigada pelas suas palavras e seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Fica uma delícia o contraste dos dois sabores, huuuuummm... ;) Obrigada pela simpatia, Mª João! Beijinho e bom resto de semana!