quarta-feira, 17 de julho de 2013

Asinhas de Frango Fritas com Molhos de Mostarda e Mel e Maionese de Alho e Salsa

A sugestão que trago hoje está carregada de algumas das minhas mais preciosas memórias de infância e de adolescência! Todos os piqueniques que fiz na vida tiveram presentes estas reconfortantes e deliciosas Asinhas de Frango preparadas pelas mãos habilidosas da Mãe e da Avó e, quando hoje as preparo, essas fantásticas memórias das manhãs passadas na praia e das tardes de piquenique no campo, cheias de brincadeiras, gargalhadas e sonecas boas à sombra dos pinheiros mansos voltam todas à minha mente. Até aquelas de que não me lembrava há muitos anos são despertadas pelo cheiro da marinada e depois pelo sabor destas Asinhas estaladiças. Maravilhosas memórias olfactivas estas!

Esta foi, é e será a minha derradeira comida de conforto!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  120 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Aves
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 1 kg de Asinhas de Frango
- 2 grandes dentes de Alho
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- Vinagre de Vinho Tinto q.b.
- 2 hastes generosas de Tomilho fresco
- Sal Marinho moído q.b.
- Pimenta Preta moída q.b.
- Noz Moscada moida q.b.

Para o Molho de Mostarda de Dijon e Mel:
- 1 1/2 colher de sobremesa de Mostarda de Dijon
- 2 colheres de sobremesa de Mel (usei de Rosmaninho)
- Sal Marinho moído q.b.

Para o Molho de Maionese de Alho e Salsa:
- 1 grande dente de Alho
- 1 colher de sobremesa (cheia) de Salsa fresca
- 1 1/2 de sobremesa de Maionese
- Sal Marinho moído q.b.
  
 Também vai precisar de:
- 1 Tigela ou caixa de plástico
- Película aderente
- Wook ou Fritadeira
- Papel de rolo de cozinha
 
Preparação:

Comece por tratar das asinhas: verifique se ainda têm penugem próximo das articulações. Se sim, chamusque as zonas com cuidado. Depois corte cada asa em três partes, colocando a faca na cartilagem das articulações. Descarte a ponta das asas (que praticamente não têm carne) e reserve as duas partes restantes.

Cubra generosamente o fundo de uma tigela funda ou caixa de plástico com azeite, vinagre de vinho tinto a gosto, 2 dentes de alho finamente picados, 2 hastes de tomilho fresco, sal marinho, noz moscada e pimenta preta acabadas de moer a gosto. Usando as costas de uma colher de sopa ou um pilão, esmague todos os ingredientes, de maneira a que os sabores se fundam. Introduza as asinhas e envolva-as no molho anterior. Tape o recipiente com película aderente e leve ao frigorífico, no mínimo por 2 horas, para que a carne tome o gosto da marinada.

Retire a carne do frigorífico cerca de 10 minutos antes de cozinhar.
Cubra o fundo de um Wook com azeite ou use uma fritadeira para o efeito. Deite 1 dente de alho*, inteiro e com casca para dentro do azeite e deixe aquecer bem. Quando o azeite estiver bem quente coloque as asinhas de frango e deixe cozinhar. Vá virando as peças e procure que cada uma fique com uma cor dourada e que a pele fique estaladiça. Assim que cada peça atinja o aspecto descrito anteriormente, retire-as com a ajuda de uma escumadeira e coloque-as sobre papel de cozinha para absorver o excesso de azeite.

*Dica 1: Deixe o alho inteiro fritar durante 2 a 3 minutos e após este tempo tire-o para uma tábua de cozinha e deixe arrefecer. A casca pode parecer frita e estaladiça, mas o interior estará cozinhado e quase a derreter-se. Huuuuummmm... Este dente de alho deu sabor ao azeite da fritura das asinhas e vai ser usado, depois de frio, descascado e bem picado, para fazer o molho de Maionese de Alho e Salsa.


Para o Molho de Mostarda de Dijon e Mel:
Numa tigela pequena (das de sobremesa) deite a mostarda de Dijon, o mel e sal marinho moído a gosto*. Mexa bem até o mel incorporar totalmente na mostarda.

Para o Molho de Maionese de Alho e Salsa:
Noutra tigela pequena (das de sobremesa) deite a maionese, um pitada de sal marinho acabado de moer*, a salsa finamente picada e o dente de alho que usou para dar sabor ao azeite da fritura das asinhas, sem a casca e finamente picado. Mexa bem até todos os ingredientes estarem misturados.

*Dica 2: Comece por deitar pouco sal de cada vez e prove os molhos, depois de misturar e mexer bem todos os ingredientes. Caso lhe pareça insosso, adicione um pouco mais de sal (é mais fácil corrigir a falta de sal do que o excesso). Repita o processo anterior até estar ao seu gosto.

Eventuais sobras destes molhos podem ser guardadas no frigorífico, em recipientes fechados.


Sirva as asinhas ainda mornas ou frias, com os molhos de Mostarda de Dijon e Mel & de Maionese de Alho e Salsa em tacinhas individuais, acompanhe com uma salada fresca, batatas fritas tipo "Pála-Pála" e no copo um vinho tinto frutado (por cá bebeu-se um Versátil Tinto, da Casa de Santa Vitória, com sabor a frutos vermelhos, flores de violeta e especiarias).


Bom Apetite!


4 comentários:

Marisa Valadas disse...

Eu adoro asinhas de frango, ficaram com optimo aspecto

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Marisa, seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :) Então, somos duas a adorar Asinhas de Frango! Obrigada pela sua simpática mensagem e votos de bom fim de semana! ;)

Priscila Schulz disse...

Que delicia!
Adorei... já copiei essa receitinha!!!

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Acho que vai amar, Pri! Essas Asinhas ficam tão estaladiças e saborosas que o desafio é parar de as comer! :) Quando experimentar a receita quero saber o que achou.

Beijinhos de volta para você e bom resto de semana!