terça-feira, 25 de junho de 2013

Spaghetti com Malagueta, Lulas, Mexilhões e Camarões com Erva Príncipe

Finalmente uma GRANDIOSA noite de Verão! E que saudades de noites assim... Calor com uma brisa ligeira, cheiro a relva acabada de cortar e o céu iluminado como um candeeiro durante toda a noite. Cenário perfeito para declarar oficialmente aberta a época de Verão 2013 da nossa sala de estar a céu aberto, dos jantares à luz de velas e dos serões no terraço cá de casa. Em noites como esta a televisão e os relógios são esquecidos e a hora de deitar vai esticando até a Lua dar sinal que já são horas de dormir... Venham mais noites assim!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Massas
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- 2 dentes de Alho (grandes)
- 1 Cebola grande
- 1 pitada de Orégãos secos
- 2 Tomates grandes
- Água fervente q.b
- 1 colher de sobremesa (rasa) de Açúcar
- Sal Marinho q.b.
- 1 colher de sobremesa (rasa) de Erva Príncipe
- 400 gr de Lulas frescas
- 1 dL de Vinho Branco
- 1 kg de Mexilhões frescos 
- 16 Camarões congelados com casca
- 260 gr de Esparguete com Malagueta*
Opcional:
- Salsa fresca picada q.b.
  
 Também vai precisar de:
- 2 Panelas médias
- Instrumento para esmagar ou garfo
- Fervedor eléctrico de água
 
Preparação:

Coloque os mexilhões em água e sal marinho e deixe repousar para largarem impurezas e areias. Depois escorra a água, deite-os no lava-loiças e com a ajuda de uma faca raspe bem todas as impurezas que se encontram nas cascas, retire todos os lismos e cracas e deite-os em nova água limpa com uma mão cheia de sal marinho - deve descartar todos os mexilhões que tenham a casca aberta e que fazendo ligeira pressão com os dedos, não se fechem imediatamente. Deixe-os de molho até os cozinhar.

Prepare o refogado: cubra generosamente o fundo de uma panela com azeite, deite os alhos e a cebola picados finamente e deixe cozinhar em lume médio até a cebola ficar transparente. Durante este processo, adicione uma pitada pequena de orégãos secos desfeitos com a ajuda com dedos e envolva tudo. Assim que a cebola estiver translúcida, adicione os tomates pelados*, sem sementes e partidos em pedaços; uma colher de sobremesa rasa de açúcar (para ajudar a equilibrar a acidez natural do tomate) e uma pitada de sal marinho. Envolva tudo e deixe cozinhar em lume baixo/ médio até o tomate se começar a desfazer. Com a ajuda de um instrumento de esmagar batatas ou garfo, esmague bem a cebola, o alho e os tomates até obter uma polpa. Adicione a erva príncipe (quer use seca ou fresca, deve cortá-la com uma tesoura em pedaços pequenos antes de usar), envolva tudo e deixe cozinhar durante uns minutos. Junte as lulas (previamente limpas, lavadas e cortadas para guisar - peça logo na peixaria que o façam por si), o vinho branco e envolva tudo, deixando cozinhar durante 6 a 8 minutos* (ou até ver que as lulas reduziram o seu tamanho e começam a ficar macias) em lume médio e com a tampa da panela colocada. Após este tempo, adicione uma pitada generosa de sal marinho, os mexilhões previamente escorridos, envolva tudo e deixe cozinhar com a tampa colocada durante cerca de 3 a 4 minutos*. Por esta altura, deve começar a preparar o esparguete na outra panela (ver indicações em baixo). Adicione no final os camarões com casca e ainda congelados, envolva tudo e deixe cozinhar durante cerca de 3 a 5 minutos*. Após este tempo desligue o lume e mantenha a panela tapada até servir.


* Dica 1: Ferva água q.b. e após a água ter atingido os 100º C (quando entrar em ebulição) apague o lume, deite com cuidado os tomates inteiros e deixe-os repousar cerca de 3 a 4 minutos dentro de água e com a tampa da panela colocada (costumo usar o fervedor eléctrico de água para este fim). Após este tempo, escorra a água, retire os tomates e verá que a pele apresenta fendas enormes, facilitando-lhe em muito o processo de extracção da pele. Deverá ter atenção quanto ao manuseamento dos tomates, pois estarão extremamente quentes, podendo queimar-se (ajuda ir passando os tomates por água corrente).

* Dica 2: Atenção que ao introduzir novos ingredientes na panela, a temperatura desce imediatamente. Comece a contar o tempo indicado na receita, apenas após ver que o molho voltou a entrar em ebulição ligeira.


Como dizia anteriormente, deve começar a preparar a cozedura do esparguete* assim que introduzir os mexilhões na outra panela. Ferva água q.b., quando a água estiver em ebulição deite uma pitada generosa de sal marinho, adicione 3 colheres de sopa bem cheias do caldo da panela do marisco e deixe ferver. Adicione o esparguete (sem o partir) e deixe cozinhar sem o empurrar para dentro da panela (à medida que o esparguete for amolecendo, as pontas saídas da panela entrarão na água fervente). Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, escorra a água de cozedura e sirva em pratos fundos. Por cima do esparguete deite as lulas e os mariscos com algumas colheres de caldo. Se quiser adicionar um toque de frescura ao prato, pode salpicá-lo com salsa fresca finamente picada.


*Dica 3: Neste prato usei esparguete da marca portuguesa Milaneza, cuja massa inclui já o picante da malagueta (ligeiro como gosto, mas bastante perceptível no sabor - caso goste de muito picante sugiro que o adicione durante a cozedura do marisco).

*Dica 4: Se lhe sobrar esparguete e marisco não junte a massa que sobrar ao marisco quando a guardar no frigorífico. Se o fizer, a massa irá absorver muito do molho e quando a voltar a aquecer perderá a sua consistência. Não reaqueça nenhuma massa após a cozedura no microondas, pois parecerá borracha; em alternativa deve banhá-la em água fervente durante alguns segundos, sendo a sua consistência final muito similar ao da massa acabada de cozer.
Sugiro ainda que não guarde durante mais de 2 dias as sobras de marisco no frigorífico. O sabor altera-se notoriamente e começam a formar-se bactérias que lhe são nocivas ao sistema gastrointestinal.

Sugiro que sirva este prato com um bom vinho rosé (por aqui bebeu-se um fantástico Monte da Peceguina Rosé, da Herdade da Malhadinha Nova) estupidamente gelado: é a combinação PERFEITA!


Bom Apetite!


Sem comentários: