terça-feira, 14 de maio de 2013

Bifinhos de Frango com duas Ervas e Legumes Caramelizados

A ideia para este prato surgiu o ano passado, enquanto preparava uma Sangria fresca de vinho tinto. A Primavera do ano anterior chegou bem mais cedo e as noites calmas e quentes sucediam-se com tanta frequência que jantávamos quase todos os dias no terraço. Apeteciam os grelhados, as saladas frescas e as bebidas bem geladas. E é pela bendita Sangria que me lembro disto tão bem e porque não sabia com o que a havia de acompanhar no prato. Esta receita nasceu nesse dia, em jeito de improviso entre o que havia na nossa pequena horta biológica, na despensa e no frigorífico. E que suculento improviso este!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Aves
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 20 gr Manjericão fresco
- 20 gr Salsa fresca
- 2 pedaços de Tomate Seco
- 5 dentes de Alho (2 grandes picados e 3 pequenos esmagados)
- Noz Moscada q.b.
- Sal marinho q.b.
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- 3 peitos de Frango ou 16 bifinhos pequenos de Frango
- 1 haste generosa de Tomilho fresco
- 2 Cebolas médias
- 6 Espargos frescos
- 4 Tomates pequenos
- 2 colheres de sobremesa de Açúcar amarelo

Também vai precisar de:
- 1 Chapa de grelhar pequena antiaderente
- 1 Frigideira grande
- 1 Caixa plástica rectangular funda
- Folha de Alumínio q.b.
  
Preparação:

Comece por preparar o molho no qual o frango vai marinar por 15 minutos: numa caixa plástica rectangular funda, deite a salsa e o manjericão picados e previamente lavados e secos, 2 dentes de alho finamente picados, 2 pedaços de tomate seco picados, 1 pitada generosa de noz moscada moída na altura, outra pitada generosa de sal marinho e, para terminar, cubra o fundo da caixa com azeite. Com a ajuda das costas de uma colher de sobremesa esmague os ingredientes e envolva tudo para que os sabores se misturem.
Se usar peitos de frango nesta receita, deve cortá-los previamente em bifinhos finos e depois colocá-los um a um dentro do molho que preparou, envolvendo-os bem de cada lado. Repita o processo até acabar a quantidade de bifinhos existente. Deixe repousar durante 15 m.

Entretanto, prepare a frigideira e a chapa que vai usar. Na frigideira deite um fio de azeite (pouco), os 3 alhos esmagados com a casca e a haste de tomilho lavada e bem seca (é importante secar bem o tomilho, pois se contiver água vai fazer espirrar o azeite da frigideira quando este aquecer). Reserve. Na chapa deite uma gota (literalmente uma gota) de azeite e com a ajuda de um pincel espalhe-o bem pela chapa. Reserve.
Avance para os legumes: descasque as cebolas e parta-as em quartos, parta os tomates também em quartos e trate dos espargos utilizando a técnica explicada aqui. Lave todos os legumes, escorra-os bem e ainda no escorredor deite-lhes uma pitada generosa de sal.
Acenda o lume à frigideira, deixe aquecer o azeite e o alho começar a cozinhar e adicione os legumes. Deixe cozinhar em lume brando, agitando a frigideira e virando os legumes de vez em quando. Decorridos
5 minutos polvilhe os legumes com 2 colheres (rasas) de sobremesa de açúcar amarelo (para ajudar a extrair a doçura natural dos legumes). Agite a frigideira e deixe cozinhar, virando os legumes regularmente. Deite nova pitada de sal marinho nos legumes e adicione 2 colheres de sopa do molho em que o frango está a marinar. Envolva suavemente para não esmagar os legumes e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem prontos: espargos tenros, cebola dourada e tenra e o interior dos tomates quase transformado em polpa. 

Quando os 15 m. de repouso do frango na marinada terminarem, acenda o lume (alto) à chapa de grelhar e deixe aquecer. Uma vez quente, coloque os bifinhos na chapa (4 a 5 de cada vez) e deixe cozinhar.  

Dica: coloque poucos bifinhos de cada vez na chapa para que a temperatura não baixe e para que os sucos da carne se mantenham no seu interior. Desta forma estará a selar a carne, ficando dourada no exterior, macia por dentro e retendo todos os seus sucos no interior. Huuuuummmm... E que suculenta fica a carne assim!

Vire as peças de frango, deite 1 colher de sopa do molho da marinada por cima e retire para um prato quando estiverem cozinhados de ambos os lados e ligeiramente dourados. Tape o prato com folha de alumínio e reserve. Volte a deitar 4 a 5 bifinhos na chapa e repita todo o processo anterior até terminar o frango e o molho da marinada. Quando todos os bifinhos estiverem cozinhados, deite os que reservou no prato de novo na chapa e deixe cozinhar 1 minuto mais de cada lado. O objectivo deste passo é voltar a aquecer a carne e dar-lhe uma cor mais dourada, mas mantendo-a tenra e suculenta por dentro.

Sirva os bifinhos e os legumes ainda quentes.


Bom Apetite!


Dica: As sobras de Frango desta receita conjugadas com uma folha de Alface e duas fatias de Tomate maduro em Pão fresco dão umas excelentes sandes para a praia. 

Sem comentários: