quinta-feira, 9 de maio de 2013

Queijo de Cabra na chapa com Manjericão, Hortelã e Morangos em Vinagre de Jerez

Aqui está um Amuse Bouche (entrada) perfeito para um início de jantar em noite quente de Primavera, acompanhado por um vinho branco bem gelado. Por esta altura ando tão cheia de saudades de noites assim que até na cozinha "chamo" pelo tempo quente. Aiiiii e que saudades do calor! Aos morangos que usei também lhes faltava calor, pois ainda não estão muito doces. Mas imagine esta receita com os morangos de meados de Junho... Huuuuuuummmm...



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Queijo
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor
 
Ingredientes: 
- 1 colher de sopa de Vinagre de Jerez Pemartin
- 1 colher de sopa de Azeite Extra-Virgem (de boa qualidade)
- 1 colher de sopa de sumo de Limão
- 2 a 3 colheres de chá de Açúcar amarelo
- 200 gr de Morangos
- Sal marinho q.b.
- 200 gr de Manjericão e Hortelã frescos
- 2 Queijos de Cabra curados

Também vai precisar de:
- 1 Chapa de grelhar pequena antiaderente
  
Preparação:

Numa tigela deite os ingredientes para preparar a base do molho: o azeite, o vinagre de Jerez, o sumo de limão e 2 colheres de açúcar. Mexe tudo até os ingredientes se misturam-se e o açúcar ficar totalmente dissolvido. Deite 1/2 morango no molho e aguarde uns minutos. Enquanto isso, lave bem a hortelã e o manjericão, seque-os e reserve 4 folhas de manjericão para o queijo de cabra. 
Prove o morango que deixou no molho e verifique se a doçura do morango fica equilibrada com a acidez do vinagre e do limão. Caso verifique que não, deite mais uma colher de açúcar e volte a mexer bem até o açúcar se integrar no molho. Use o mesmo teste anterior com 1/2 morango e quando a doçura estiver equilibrada com a acidez (que deverá ficar com uma terceira colher de açúcar para os morangos mais ácidos), deite os morangos restantes, cortados em metades, lavados e bem escorridos, no molho de vinagre de Jerez e envolva-os bem. Adicione-lhes de seguida as folhas de manjericão e a hortelã, envolva com movimentos suaves e reserve.
  
Pré-aqueça a chapa de grelhar anti-aderente e pincele com 1 gota (literalmente 1 gota) de azeite. Pincele também o queijo de cada lado, colocando uma folha de manjericão (de cada lado) previamente lavado e seco. Coloque na chapa, com o manjericão virado para baixo e deixe cozinhar 2 minutos de cada lado.

Emprate, colocando o queijo num lado e os morangos com manjericão e hortelã no outro. Regue o queijo e os morangos com uma colher do molho da marinada feito com o vinagre de Jerez e sirva com o queijo ainda morno.


Bom Apetite!

http://www.goodies-boutique.com/

Sem comentários: