sábado, 16 de dezembro de 2023

Votos de um Santo Natal e...

...uma sugestão em nome da sua (boa) saúde

O meu silêncio aqui e nas nossas redes sociais tem-se feito notar, eu sei. Mas assumo a minha limitação desde meados de Novembro para mais do que trabalho e assistência à família.

Os meus pais, por razões diferentes, conseguiram ambos ficar doentes, limitados na sua mobilidade e a precisar de cuidados permanentes. O sr. meu Pai, primeiro por questões hepáticas, depois por questões renais e a sra. minha Mãe porque partiu um pé.
Ambos, apesar das diferenças nas suas maleitas, deixaram arrastar as suas situações sem procurarem ajuda médica atempada assim que começaram a perceber que alguma coisa não estava bem. Nada recomendável, obviamente, apesar do estado caótico da saúde em Portugal!

A sra. minha Mãe conseguiu a extraordinária façanha de, depois de uma queda na cozinha, andar 15 dias em cima de um pé partido sem ir ao médico, porque achou que seria "apenas" uma entorse!
Depois de muito me aborrecer com ela porque o pé não desinchava e as dores só aumentavam, lá me fez a vontade e fomos ao médico, daí para o hospital fazer um raio-X e de lá já saiu de pé engessado e em cadeira de rodas.
15 dias depois de andar de pé engessado e canadianas, desequilibrou-se em casa e partiu a cabeça. Nova ronda de hospitais, agora de madrugada, em busca de uma urgência com serviço de cirurgia a funcionar... Foi uma sorte não termos ido explorar a região centro ou o Alentejo nessa madrugada, para que ela fosse suturada na cabeça!

Depois de ler o que aqui partilhei, por favor, aceite a minha sugestão e não deixe que situações idênticas aconteçam consigo. Não deixe arrastar situações de saúde, seja por que motivo for. Os médicos existem para ajudar e (idealmente para) curar, mas precisam que cada um de nós comece por se ajudar a si próprio, para que a ajuda deles e o processo de cura não se arraste por mais do que o estritamente necessário. Adiar visitar o médico quando os sinais de que algo não está bem são por demais evidentes nunca dá bom resultado. Nem para nós, nem para para quem nos rodeia.

Este Natal cuide de si. Porque quem quer cuidar dos outros precisa antes de cuidar de si próprio. Ofereça-se um check-up médico no início do ano, p.ex.. Eu sei, não é o presente de Natal que mais se deseje, mas é garantidamente um dos mais importantes e um dos que mais descuramos. Usualmente, quem tem seguro de saúde até tem direito a um check-up clínico gratuito por ano, por isso, se ainda não marcou o seu, faça-o em breve. A vida é tão melhor para nós e para quem nos ama, quando estamos bem de saúde!

Não é o típico post de Natal, este. Mas é uma partilha importante, como todas as que se querem nesta altura do ano. Este Natal, como em todos outros, ofereça a quem mais ama o seu tempo, a sua presença e, principalmente, a sua boa saúde.

Créditos da imagem: Autor desconhecido

 Junte-se a nós no Instagram
 
 
 
Se ainda lhe faltar algum miminho natalício e precisar de inspiração, espreite as nossas sugestões aqui.

Votos de um Santo Natal, para si e todos os seus, e bom fim de semana!
 

Sem comentários: