sábado, 14 de janeiro de 2023

Lifestyle | Os meus indispensáveis e...

...um desafio pela saúde do fígado

Há cerca de 13 anos, a coincidir com a altura em que deixei de fumar, foquei-me no minimalismo quanto ao que entra na minha mala/bolsa diária. Ainda gosto de usar os meus "malões" (estilo shopper tamanho XL), mas deixei de os utilizar por sistema no dia-a-dia. Desde então, uso bolsas (bem) mais pequenas que caibam na mochila do pc, no trolley de trabalho e, claro, também nos "malões" que uso mais esporadicamente.

Facto é que, numa bolsa, mochila, trolley ou num "malão", os indispensáveis diários de que não abdico são cada vez menos e estão cada vez mais pequenos: porta-cartões e porta-moedas; uma bolsa pequena de higiene; um saco de compras em pano; os meus benditos óculos de leitura (cada vez estou mais pitosga e já estou nas progressivas...) e os de sol; um pacote de lenços de papel; um caderno quadriculado e a minha caneta de tinta preta preferida; o telemóvel (obrigatório) e uma garrafa de água reutilizável.

Recuso-me a sobrecarregar a coluna (e os ombros) com mais do que isto, em nome da moda ou da ideia démodé que "uma mala faz sempre uma senhora mais composta". Tal como me recuso a utilizar ou comprar garrafas de água de plástico, principalmente as de utilização única. Por isso, também em nome da sustentabilidade (ambiental e económica), ando sempre com a minha garrafa de água pessoal, que vou enchendo ao longo do dia (e da noite) e que mantenho por perto, até na mesa-de-cabeceira.
Esta da foto é de inox, tem 750 ml de capacidade e garante-me que sei sempre quanta água consumo por dia: 2 refills bastam para saber que bebi 1,5 litro de água e como a reabasteço 3 vezes ao longo do dia, sei que consumo, regra geral, mais de 2 litros de água diariamente.

E porque acabamos este post a "falar" do consumo e ingestão de água e
as pequenas conquistas também se celebram, partilho que amanhã é dia de "festa" por aqui!
Decidi no final de 2022 que Janeiro seria um mês de desintoxicação ao fígado: Novembro (por ser o mês do
meu aniversário) e Dezembro (pelo Natal e passagem de ano) trazem sempre exageros em fritos, gorduras e açúcares e também em vinho, por isso, Janeiro passa a ser, a partir de 2023, mês SEM álcool para esta cozinheira. 31 dias consecutivos sem consumir vinho ou qualquer outra bebida alcoólica, a pensar na saúde do fígado e aderindo à iniciativa mundial #31DiasSemAlcool, apadrinhada no nosso país pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.
Amanhã, dia 15, chego a meio deste desafio, cumprindo metade daquilo a que me determinei e celebro esta "meia meta" com 60 minutos de jogging, pois claro!

E você, sabia que está sempre a tempo de aderir a esta iniciativa e começar hoje os seus 31 dias SEM álcool?


 Junte-se a nós no Instagram



Bom fim de semana e faça o favor de cuidar de si e do seu fígado!
 

Sem comentários: