sexta-feira, 12 de maio de 2017

Programa perfeito para #beerlovers | Casa da Cerveja, Porto

Que tal começarmos Maio com uma sugestão perfeita para Beer Lovers?

Há pouca gente que não goste de uma cerveja geladinha, mas sabia que foram os Sumérios (em 7.000 A.C.) que começaram a produzir a primeira bebida fermentada feita à base de cereais que se conhece na história da civilização humana?
Depois deles, há referências históricas a esta bebida associada ao povo da antiga Babilónia, aos Egípcios, aos Etíopes, aos Gregos e aos Persas. No entanto, foram os Romanos que disseminaram esta bebida fermentada por toda a Europa. Mas é no séc. XX que dois eventos científicos de relevo impulsionaram a indústria cervejeira: o isolamento das leveduras responsáveis pelo processo de fermentação e a manutenção dos tanques de fermentação a baixas temperaturas durante todo o ano.

Em Portugal, há referências históricas ao consumo da cerveja, na cidade de Lisboa desde o séc. XVII. No Porto, o ano de 1890 ficaria marcado pela integração de todas as fábricas de cerveja da cidade numa única empresa, a Companhia União Fabril Portuense, e que viria a constituir mais tarde a actual UNICER.
A emblemática marca de cervejas portuguesas Super Bock nasce em 1927, produzida pela UNICER, e rapidamente se tornou num caso sério de paixão por muitos dos apreciadores nacionais de cerveja. Há até quem diga que a marca nos identifica no estrangeiro, que "sabe a Portugal" e que nenhuma se lhe iguala em sabor.

E quase 100 anos depois, a Super Bock reuniu toda a sua história numa casa-museu e abre as suas portas, de Quarta a Domingo, para celebrar e partilhar o que de melhor sabe fazer: cerveja.
A visita dura 90 minutos e começa no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, ou no Palácio da Bolsa, no Porto, e termina no lounge da Casa da Cerveja com as provas de harmonização (sujeitas a reserva, veja os contactos em baixo).
O percurso desta visita passa também pela Oficina da Cerveja Artesanal, onde podemos ver como e onde se produzem as (magníficas) cervejas artesanais Selecção 1927, assinadas pela primeira beer sommelier portuguesa, Beatriz Carvalho. Quer a Munich Dunkel, a Bavaria Weiss, a Bengal Amber Ipa, a Czech Golden Lager e a mais recente Summer Ale (para saborear e refrescar nos dias quentes de Verão e perfeita para harmonizar com saladas, mariscos e comidas ligeiramente picantes) são o exemplo de como a selecção e harmonização de ingredientes tão nobres como a água, os diferentes cereais (que dão origem ao malte, responsável pelo sabor de cada uma destas bebidas) e as flores do Lúpulo que a Super Bock vai buscar a Bragança (responsável pelos aromas mais amargos, mais cítricos ou mais florais) criam cervejas com personalidades (de corpo, sabor e aroma) tão próprias e que se podem harmonizar com pratos tão diferentes como moluscos, mariscos, peixes, carnes brancas e vermelhas e até sobremesas.

E para quem não conseguia identificar os sabores e os aromas das cervejas, confesso que saí desta visita e das provas de harmonização finais uma séria fã das Selecção 1927! Quando ao fim-de-semana imperavam apenas os vinhos portugueses nos copos cá de casa, depois desta visita passou a haver também cerveja artesanal a estimular a criatividade desta cozinheira na altura de harmonizar os sabores do prato com os sabores do copo.

Se é um #beerlover, a próxima vez que for ao Porto não deixe de visitar a Casa da Cerveja! Fica a conhecer um museu diferente, talvez a perceber melhor como (e onde) é fabricada a sua cerveja favorita e experimenta todo um "mundo novo" na harmonização destas bebidas com comida (e depois aproveita e faz um brilharete lá em casa, no próximo jantar de amigos, e harmoniza os seus pratos favoritos com as cervejas artesanais Selecção 1927).



 Junte-se a nós no Instagram



Super Bock Casa da Cerveja
Rua do Mosteiro, 4465 Leça do Balio, Portugal *
  * (Em Matosinhos, no interior da fábrica da UNICER)
Reservas: +351 932 640 126

Horário: Quarta a Domingo, das 09:30h às 18:30h

Sem comentários: