quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Muffins de Ovo, Batata, Tomate Seco e Peito de Perú...

...com Saladinha de Rúcula, Tomate & Molho de Azeitonas Verdes e Clementina


A nossa primeira receita de 2017 adequa-se na perfeição ao lado prático, rápido e nutritivo que o nosso actual ritmo de vida exige também às refeições. É que se para nós 2016 foi um ano de ritmos mais lentos e de conclusão de um ciclo, 2017 começou a uma velocidade vertiginosa, carregado de energias criativas e muitíssimo trabalho! Andamos a "cozinhar" tantas novidades e coisas boas por aqui, que as "borboletas" não me largam a barriga... E em breve teremos muito gosto em partilhar convosco todas as novidades - stay tuned!

Quer eu quer o sr. Marido trabalhámos nos últimos anos como profissionais independentes (com toda a insegurança e peso fiscal que isso implica) e em 2016 tomámos a decisão de avançar, finalmente, com uma ideia que tivemos há 12 anos, no regresso de uma viagem ao Brasil. 2017 começaria com a comunhão de esforços, competências e experiências de ambos para criar um novo projecto profissional, a dois, que nos permitisse crescer individualmente e em conjunto enquanto profissionais. E assim começou para nós o novo ano!
Confesso que me sinto um "bocadinho bipolar" com o início desta nova etapa... Se por um lado sinto algum receio e ansiedade com este "mergulho no escuro", por outro, sinto (com total convicção pessoal) que este é o momento certo para o fazer e, por isso, estou igualmente feliz e motivada para fazer desta uma das fases mais felizes da minha/nossa vida! 

Porque andamos frequentemente a correr entre reuniões e há tanto para fazer, agora é ainda mais importante cuidar de nós, da mente e do corpo, através do exercício físico e de uma alimentação equilibrada. Por isso agora é xôôô doenças, que não podemos parar!
E a sugestão de hoje é o casamento perfeito entre a necessidade de preparar refeições rápidas e de nos alimentarmos de forma saudável. Adaptei um dos recheios das Frittatas cá de casa e criei estes Muffins prontos a devorar, frios, mornos ou quentes; em casa, no trabalho ou em movimento.
Simplesmente ADORO a conjugação de texturas destas nossas pequenas delícias e os sabores campestres dos Ovos com as Batatas, o Tomate Seco, a Salsa e o Peito de Perú de sabor fumado e de baixíssimo teor de gordura da Primor! Estes Muffins gulosos ficam prontos a comer em apenas 30 minutos e adaptam-se na perfeição aos pequenos-almoços corridos e sem tempo, aos almoços de marmita no trabalho, aos lanches dos miúdos ou, simplesmente, para aquelas refeições principais em que temos fome mas não queremos "matar" a cabeça (nem os braços) com muito trabalho. E então acompanhados por esta nossa Saladinha de Rúcula, Tomate e molho de Azeitonas Verdes e Clementina... Aiiiiii, tentação!

Aceitem a nossa primeira sugestão de 2017, deliciem-se com estes sabores rústicos e simples e deixem-se inspirar pelos vossos sonhos... Eles sabem o caminho!






[  Junte-se a nós no Facebook  ]


Nº Pessoas: 3 *
Tempo Prep.:  30 min
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 6 Muffins

Ingredientes:
Para os Muffins:

- 30 gr de Manteiga Sem Sal
- Noz Moscada moída a gosto
- 2 Batatas grandes com casca 
- Sal Marinho q.b.
- 100 gr de Peito de Perú (Forno a Lenha) Primor
- 6 Ovos grandes
- 2 tiras de Tomate Seco finamente picado
- 1 raminho de Salsa fresca finamente picada

Para a Saladinha de Rúcula, Tomate & Molho de Azeitonas Verdes e Clementina:
- Rúcula fresca a gosto, lavada e bem escorrida
- 2 Tomates pequenos lavados, secos e cortados às rodelas
- 2 Clementinas biológicas (com casca, lavadas e secas)
- 15 Azeitonas Verdes pequenas descaroçadas 
- 3 colheres de sopa (cheias) de Azeite Virgem Extra
- Flor de Sal q.b.  
 
Também vai precisar de: 
- 2 Tigelas cerâmicas (das de sopa) 
- Pincel pequeno de cozinha
- Ralador fino
- Fervedor eléctrico 
- Tábua de corte + Faca 
- Panela pequena
- Vara de arames pequena ou garfo
- Forma anti-aderente para 6 muffins
- Escorredor de vegetais  
- Saladeira média
- Frasco com tampa vazio e lavado 
   
Preparação:
Comece por derreter a manteiga em banho-maria ou no microondas e use-a para pincelar o interior da forma de muffins. Salpique com noz moscada moída a gosto e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Lave bem as batatas, corte-as em cubos médios e leve a cozer em água fervente com uma pitada de sal marinho a gosto - procure obter uma cozedura al-dente (ou seja, cujo centro esteja cozido mas apresente ainda firmeza ao garfo).

Disponha uma fatia de peito de perú no fundo de cada espaço da forma de muffins. Assim que as batatas estejam cozinhadas, escorra bem a água de cozedura e divida a quantidade de batatas pela forma, coloque mais uma fatia de peito de perú em cada espaço da forma (no meio das batatas, p.ex.), bata os ovos numa tigela cerâmica, tempere-os com sal marinho e noz moscada moída a gosto, o tomate seco e a salsa. Divida os ovos batidos pela forma e leve ao forno quente durante cerca de 15 a 20 minutos (ou até que os muffins estejam crescidos, fofos e levemente dourados). 

Enquanto os muffins cozinham, prepare a saladinha e o molho: coloque a rúcula e as rodelas de tomate na saladeira. Com ajuda de um ralador fino, rale a casca toda (sem a parte branca) de 1 clementina para um frasco vazio, lavado e bem seco.
Descasque as clementinas com ajuda de uma faca e corte-as em fatias finas - metade das fatias de 1 clementina devem ser espremidas também para o frasco, as restantes fatias devem ser adicionadas à saladinha. Junte o azeite, as azeitonas verdes e uma pitada a gosto de flor de sal ao frasco, coloque a tampa e agite vigorosamente até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Reserve.

Sirva os muffins assim que saírem do forno, com a saladinha (adicione o molho à salada apenas no momento de servir) e...


Bom Apetite!

https://www.facebook.com/PrimorPortugal

Sem comentários: