sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bundt Cake de Parmesão, Tomate Seco e Manjericão

Como havia partilhado aqui há alguns dias que se trava uma batalha entre a minha cabeça e o meu coração... A cabeça pede exercício físico e o coração um bolinho bom.
Mas como há cerca de 15 dias fui abalroada (ou o termo correcto será atropelada?) na Estrada do Guincho por uma bicicleta enquanto corria, naquele que talvez deva ser um dos acidentes mais absurdos que já existiram, e as minhas pernas ainda (!) estão medalhadas com nódoas negras e a zona lombar ainda não se recompôs, deixei ganhar o coração (e a gula). Afinal, sempre é mais seguro e reconfortante comer uma fatia de bolo do que levar com uma bicicleta pelas costas...
Por isso fez-se a vontade à tentação, fugimos do Açúcar e preparámos um Bundt Cake Salgado de babar!

A sugestão que trago hoje está recheada de sabores surpreendentes e é perfeita para um piquenique, para a merenda de um dia na praia ou para um lanche saboroso no trabalho.
Com uma massa incrivelmente fofa, este Bundt Cake aromático conjuga os sabores cítricos do Manjericão com o Limão, faz contrastar o adocicado do Tomate Seco com a Pimenta Preta e o absolutamente delicioso queijo Parmesão Galbani com a Noz Moscada. Ingredientes tão simples quanto deliciosos tornam este bolo numa tentação impossível de resistir e acredite que quando servido morno o difícil é mesmo ficar-se por uma única fatia!

Dê as boas vindas ao fim de semana que está aí mesmo à porta e deixe-se encantar com os sabores desta sugestão. Acredite que vale mesmo a pena experimentá-la aí em casa!

 



Junte-se a nós no Instagram



Nº Pessoas: > 6
Tempo Prep.:  80 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:  
- Manteiga Sem Sal q.b.
- 300 gr de Farinha de Trigo sem Fermento + alguns gramas para polvilhar

- 2 colheres de chá (cheias) de Fermento
- 3 Ovos médios
- 100 ml de Azeite Virgem Extra
- 200 ml de Natas para culinária
- 100 ml de Leite Meio-Gordo
- 1 colher de café (cheia) de Sal Marinho
- 1 colher de café (cheia) de Pimenta Preta acabada de moer
- 1 colher de café (cheia) de Noz Moscada ralada
- 30 gr de Tomate Seco cortado finamente
- 1 mão cheia de folhas de Manjericão fresco (lavadas, secas e cortadas finamente)
- 100 gr de Queijo Parmegiano Regiano DOP Galbani + alguns gramas para polvilhar o topo do bolo
- Raspa de 1 Limão pequeno biológico (não use limões de casca encerada)
Opcional:
- Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena DOP. q.b.

 Também vai precisar de:

- Forma de Bundt Cake
- Balança de cozinha
- Duas tigelas plásticas grandes
- Batedeira eléctrica ou robot de cozinha
- Peneira de rede fina
- Espátula de cozinha ou Salazar
- Tábua de Corte + Faca
 
Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Pré-aqueça o forno a 180º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa).

Unte a forma de Bundt Cake com manteiga sem sal q.b. e polvilhe com alguma farinha o fundo e as paredes. Reserve.
Pese a farinha com o fermento e peneire-os quando os transferir para uma das tigelas de plástico - reserve.

Na outra tigela deite os ovos inteiros com o azeite e bata bem até ambos os ingredientes estarem incorporados. Adicione de seguidas as natas, o leite, o sal marinho, a pimenta preta acabada de moer e a noz moscada ralada. Bata com a batedeira até que todos os ingredientes estejam bem ligados e a mistura apresente bolhas de ar em abundância. Adicione 2 a 3 colheres de sopa da mistura de farinha e fermento de cada vez, batendo logo de seguida com a batedeira até que a massa apresente bolhas de ar. Repita o passo anterior até terminar a quantidade de farinha (e fermento).
Pique o tomate seco e as folhas de manjericão finamente, o queijo Parmesão Galbani em pedaços grosseiros, rale a casca de limão e adicione tudo à massa com a ajuda de um salazar ou espátula de cozinha. Envolva bem com movimentos suaves e reserve.

Transfira a massa para a forma e leve ao forno durante 45 minutos (sem abrir a porta para que o bolo não abata) ou até que a massa esteja cozinhada (utilize um palito para verificar se a massa já está cozinhada) e o fundo do bundt esteja ligeiramente dourado.

Retire do forno e desenforme ainda morno. Cubra o topo com algum queijo Parmesão ralado e sirva tépido.

* Sugestões:

1. Para um sabor verdadeiramente italiano sugiro que prove este bolo com algumas gotas de Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena DOP - acredite que o sabor é surpreendente!
2. Este Bundt Cake salgado é particularmente saboroso quando comido morno, por isso, sugiro ainda que aqueça as fatias frias durante alguns segundos no microondas antes de comer.


Bom Apetite!


Nota: Inspirada numa receita de Isidora Popovic

  http://www.galbani.pt/index.php

2 comentários:

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Este bundt salgado ficou absolutamente irresistível Ivete! Desde a cor até à conjugação de sabores, tudo está perfeito. E eu era menino para deitar abaixo duas fatiazinhas de seguida... :) Adoro bolos salgados e se levarem queijo, tanto melhor. E sim, antes isto que levar com uma bicicleta em cima...ehehe.
Beijinho e as melhoras.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

OBRIGADA Célio! :) Fico super satisfeita que tenha conseguido despertar a curiosidade desse teu paladar apurado! Então estamos igual, tu e eu... ADORAMOS bolos salgados e perdemos-nos por queijo, kkkk! É que não consigo deixar de ter queijinhos bons nesta cozinha! :D

Se tiveres oportunidade experimenta este Bundt salgado, que acredito que vai desaparecer por aí como desapareceu por aqui... É que não me aguento! Dá para os lanches da manhã e para os da tarde, depois mais uma fatiazinha como entrada antes do jantar e quando damos por ele... Ooooppssss... Desapareceu!

Obrigada pelos desejos das melhoras, mas desconfio que a questão das costas só lá vai com a visita a um osteopata ou a um ortopedista... Sem dúvida um bolinho nunca fez isto a ninguém!

Beijinho GRANDE, obrigada pela visita e pelo comentário e desejos de uma excelente semana!