quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cocktail de Arandos e Rosmaninho [ ou a Paixão Servida Num Copo ]

Em contagem decrescente para o Dia dos Namorados (que em Portugal e em Angola se celebra a 14 de Fevereiro e no Brasil a 12 de Junho), esta cozinha não podia deixar passar a data sem uma sugestão apaixonada.

É certo que a paixão e o amor se devem celebrar todos os dias do ano e que esta data se tornou (demasiadamente) comercial, mas celebrar o amor tem muito mais significado quando é feito com carinho, doçura e imaginação. Por isso, hoje partilho convosco um Cocktail com sabor a Paixão... Fácil e rápido de preparar, tentador e doce, com uma nota muito ligeira de acidez, sabor a citrinos e aroma a Rosmaninho, tudo combinado numa flute de champanhe, para iniciar ou terminar esta ou qualquer outra noite do ano e sonhar a dois num abraço prolongado, como só o AMOR nos ajuda a fazer.
 
Feliz Dia dos Namorados! 





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 *
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Não
Tipo Prato: Bebidas
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

* Receita para 2 cocktails

Ingredientes:  
Para a Calda de Arandos:
- 150 ml de Água

- 120 gr de Açúcar Branco
- 2 colheres de sopa de Água de Flor de Laranjeira
- 1 haste de Rosmaninho fresco

- 80 gr de Arandos desidratados

Para o Cocktail:
- 1 colher de chá de Arandos cozinhados + 6 Arandos desidratados
- 60 ml de Calda de Arandos
- 50 ml de sumo de Lima
- 30 ml de Vodka

- 1 colher sopa (15 ml) de sumo de Clementina (ou Laranja)
- Champanhe Meio Seco q.b.
- Cubos de gelo q.b. 
- 2 hastes de Rosmaninho fresco

 Também vai precisar de:
- Panela pequena
- Passador de rede fina
- Tigela ou taça cerâmica
- Tábua de corte + faca
- Copo medidor
- Shaker
- 2 Flutes de Champanhe 
 
Preparação:
Calda:
Numa panela pequena junte a água, o açúcar e a água de flor de laranjeira, mexa com uma colher de pau até que o açúcar esteja completamente incorporado e deixe cozinhar em lume médio/ baixo até começar a ferver levemente. Adicione o rosmaninho e os arandos e deixe cozinhar em lume brando até que a pele dos arandos comece a estalar e que a água comece a ficar cor-de-rosa (cerca de 3 a 4 minutos). Retire do lume e coe o rosmaninho e os arandos (reservando-os) com a ajuda do passador de rede fina, reservando a calda numa tigela cerâmica. Deixe arrefecer completamente antes de usar.

Cocktail:
Coloque os arandos cozinhados no shaker juntamente com a calda e o sumo da lima. Adicione o vodka, o sumo de clementina (ou laranja) e cubra com pedras de gelo q.b.. Coloque a tampa e agite vigorosamente.
Divida a quantidade pelas flutes e cubra com champanhe até encher totalmente os copos. Decore cada flute com uma espetada de 3 arandos desidratados numa haste de rosmaninho fresco e sirva de imediato com muita paixão.


Saúde!


Nota: Inspirado numa receita de Barb Kiebel do blog Creative Culinary


Sem comentários: