quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os especialíssimos desta semana...

O cabaz biológico desta semana traz-nos da quinta, entre outros frescos especiais, dois que consumimos com imensa regularidade: Beringelas e Gengibre. Aliás, Gengibre é algo que há SEMPRE na bancada desta cozinha. Funciona como um "básico" culinário imprescindível, pelas suas características multifacetadas em todo o tipo de receitas, desde sopas, a pratos de marisco, passando pelos chás ou simplesmente cristalizado para comer como snack.

Estes frescos são a base de inspiração para alguns pratos saborosíssimos que irei partilhar convosco nos próximos dias. Curiosos para o que aí vem?



Junte-se a nós no Instagram


Conheça alguns benefícios destes frescos...

Beringela - À primeira vista, o seu aspecto carnudo e volumoso faz-nos acreditar num potencial nutritivo enorme, no entanto, este vegetal é muito discreto deste ponto de vista. Apesar disso, contém alguns minerais valiosos, como potássio. As suas vitaminas e o aroma (que desenvolve durante a cozedura) encontram-se principalmente na casca, por isso deve ser cozinhada sem ser descascada. É pobre em calorias, mas absorve facilmente as gorduras utilizadas nas receitas onde entrar.

Quando comprar, procure...
- Que esteja firme ao tacto e que a pele roxa seja brilhante, se além disso o pedúnculo for verde e fresco significa que foi recentemente apanhada;
- Embora possa encontrar beringela o ano inteiro, a do Verão, cultivada ao ar livre, é muitíssimo mais saborosa e barata (a época natural das beringelas vai de Maio a Outubro).

Dicas de conservação...
- Conserve-as no frigorífico durante uma semana no máximo, enrolada em papel e longe de fruta que guarde no frigorífico, pois é afectada pelo gás etileno que emitem;
- Não congele Beringelas, nem cruas nem cozinhadas, pois toleram muitíssimo mal a congelação.


Gengibre - Este super-tubérculo originário do sul da Ásia é um potenciador do processo digestivo, um estimulante do apetite, é excelente para gripes, constipações e alergias que afectem o sistema respiratório, ajuda a combater infecções urinárias, é um regulador da tensão arterial (pois estimula o sistema circulatório), é anti-inflamatório, anti-fúngico, analgésico, acalma cólicas menstruais e é, entre outras coisas, indicado para combater as náuseas de grávidas e de doentes oncológicos.
Contém baixo valor calórico, alguns minerais importantes (como magnésio e potássio) e vitaminas como a B6.

Dicas de utilização...
- Este tubérculo dura facilmente 2 meses na fruteira, sem necessidade de refrigeração;
- Não descasque o gengibre com uma faca, use a ponta de uma colher de chá para raspar a pele fina - verá que a pele sai com muita facilidade deste modo e que não deita gengibre fora junto com a casca.


Use e abuse dos frescos biológicos, afinal são a farmácia natural original!

Sem comentários: