terça-feira, 30 de abril de 2013

Arroz Malandrinho de Três Mariscos

SUCULENTO! Se tivesse de definir este prato numa palavra, seria suculento! ADORO o sabor a mar no caldo do arroz, o contraste das texturas das carnes dos Camarões, da Sapateira e da Santola e o sabor fresco que os Coentros lhe trazem. É um prato fácil de confeccionar, fácil de comer e daqueles que dificilmente saiem mal. Só de olhar para a foto fico novamente com água na boca...



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Mariscos
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 250 gr de Camarão congelado com casca
- Água fervente q.b.
- Sal q.b.
- 3 colheres de sopa de Azeite Extra-Virgem
- 1 dente de Alho finamente picado
- 1 cebola pequena finamente picada
- 230 gr de Arroz Basmati (correspondente a um copo cheio de arroz)
- 3,5 vezes a quantidade do arroz em caldo de cozedura do camarão
- 100 gr de carne de Sapateira previamente cozida
- 100 gr de carne de Santola previamente cozida 
- 1 molho pequeno de Coentros frescos 
Opcionais: 
- 1 tomate grande pelado e sem sementes 
- 1 colher de chá mal cheia de açúcar

Também vai precisar de:
- 1 Panela grande
- 1 Panela média
- 1 Peneira média
- 1 Instrumento metálico próprio para esmagar
 
Preparação:

Comece por cozer os camarões (sem descongelar) em água fervente com uma mão cheia de sal e em lume alto, numa panela grande. Deixe cozinhar em água em ebulição durante 3 m. Após este tempo, desligue o lume e retire os camarões com a ajuda de uma escumadeira para dentro de um recipiente fundo, reservando na panela a água de cozedura. Passe os camarões por várias águas correntes até ficarem quase frios (o objectivo deste passo é parar o processo de cozedura interno para que a carne não fique mole). Comece a descascar os camarões, colocando todas as cascas num recipiente e o miolo do camarão noutro. Reserve os camarões descascados e junte todas as cascas à água de cozedura dos camarões que reservou na panela. Com um instrumento metálico próprio para esmagar, esmague bem todas as cascas do camarão depositadas no fundo da panela. Repare que durante este processo a água passará de translúcida a opaca, com alguns pedaços da carne do camarão em suspensão. Deixe repousar e reserve.

Numa panela média refogue no azeite, o alho e a cebola finamente picada em lume médio e deixe cozinhar até a cebola ficar totalmente translúcida.
Dica 1: Caso pretenda adicionar o tomate pelado, sem sementes e cortado em pedaços grossos, faça-o neste momento. O tomate trará uma cor alaranjada e, claro, um sabor adocicado ao arroz e ao seu caldo. Na versão que apresento hoje, não foi adicionado tomate. Envolva tudo, adicione o açúcar (para cortar a acidez do tomate) e deixe cozinhar até o tomate estar cozido. Sugiro que após este tempo, utilize um instrumento para esmagar o tomate e o refogado.

Adicione o arroz, envolva tudo e deixe fritar (sem água) durante 30 sgs. Após este tempo, adicione 3,5 vezes a quantidade do arroz em caldo de cozedura do camarão, escorrido através de uma peneira. Ou seja, se adicionou 1 copo cheio de arroz deverá adicionar 3,5 copos cheios de caldo de cozedura.
Mexa tudo e deixe cozinhar em lume médio. Quando os bagos de arroz ficarem brancos e o seu centro ainda estiver duro, junte as carnes da Sapateira e da Santola (ver Dica 2), os Camarões e o molho de Coentros frescos bem lavados e inteiros. Tape e deixe cozinhar até ao arroz estar cozido. Depois de apagar o lume, deixe o arroz permanecer na panela durante 1 a 2m para apurar mais um pouco.

Dica 2: Uso nesta receita restos de carne de Sapateira e Santola previamente cozidos que sobraram de refeições anteriores com estes mariscos. Guardo-os em pequenos sacos e congelo-os pelo período máximo de 1 mês.

Sirva quente e, preferencialmente, acompanhado de um branco alentejano da casta Verdelho (de paladar intenso onde sobressai a frescura da lima e do maracujá) bem gelado.


Bom Apetite!



Sem comentários: