quinta-feira, 11 de abril de 2013

Trouxinhas de Massa Filo com Espinafres, Requeijão de Seia e Feta

Inspiradas em pratos da cozinha Grega e Turca, são reminiscências de viagens pessoais que gosto de recriar em casa com outros ingredientes conjugados entre si. Esta sugestão faz parte da minha lista de Amuse Bouche (entradas) que faz imenso sucesso entre os convivas. Pessoalmente, adoro o contraste de texturas e de sabores!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Queijo
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 1 Pacote de Massa Filo
- 250 gr de Espinafres frescos
- 1 Requeijão de Seia
- 1 Queijo Feta
- 1 Ovo
- Manteiga q.b.
- Azeite Extra-Virgem q.b.

Também vai precisar de:
- Pano da loiça molhado e bem espremido
- Papel vegetal de cozinha
- Tesoura de cozinha
- Pincel de culinária
- Forma em silicone ou alumínio para 12 Cupcakes

Preparação:
Comece por preparar e saltear os espinafres. Lave bem as folhas dos espinafres e, caso existam, retire todas as folhas pisadas e com manchas. Escorra-os bem. Numa frigideira coloque um pouco de manteiga e assim que a manteiga estiver derretida e a formar pequenas bolhas, deite os espinafres. Salteie os espinafres no máximo durante 2m. Retire do lume, coloque num escorredor e deixe arrefecer. Num recipiente grande, deite o requeijão de Seia e amasse, depois deite o queijo Feta e volte a amassar (use as mãos e sinta as texturas). Misture bem os dois queijos. Adicione-lhes os espinafres salteados bem escorridos e só quando estiverem frios, juntando à mistura um ovo previamente mexido e envolva tudo. Reserve.

Retire a massa Filo do frio cerca de 10m. antes de a usar (não abra o pacote até começar a usar a massa).

Prepare a bancada de trabalho:
- Corte um rectângulo generoso de papel vegetal de cozinha e forre parte da bancada de trabalho;
- Coloque uma taça, o pincel, rolo de papel de cozinha (que vai precisar para ir limpando as mãos) e a garrafa de Azeite que vai usar próximo do papel vegetal;
- Estenda o pano da loiça molhado e bem espremido na bancada de trabalho, abra o pacote da massa e coloque-a no pano molhado (a massa Filo é uma massa que seca rapidamente e que quando seca se rasga facilmente, o pano serve para a manter húmida durante o processo de manuseamento e composição das Trouxinhas), corte as folhas da massa em quadrados de 15 cm x 15 cm. Vai usar 3 folhas sobrepostas em cada composição, necessitando de cortar cerca de 30 a 36 quadrados de massa, pois a quantidade de recheio dos espinafres, requeijão e feta dará para cerca de 10 a 12 Trouxinhas. Depois de cortada a massa, dobre-a ao meio (a remanescente e os quadrados prontos a usar) e cubra-a com o pano húmido, de modo a que esta fique totalmente tapada.

Ligue o forno a 180º C (modo aquecimento em cima e em baixo).

Deite pouca quantidade de azeite na taça e vá vertendo à medida que vai usando, deste modo evita desperdícios. Pincele grosseiramente a forma dos Cupcakes com azeite e reserve.

Pincele grosseiramente com azeite o centro do papel vegetal onde vai colocar os quadrados de massa. Coloque o primeiro quadrado, volte a pincelar e sobreponha o 2º quadrado de modo a que as pontas comecem a formar uma estrela. Repita o processo anterior para o 3º quadrado de massa. Depois, com uma colher de sopa, retire uma porção generosa de recheio e coloque no centro da "estrela de massa". Pegue nas pontas e feche a Trouxinha, rodando/ torcendo a massa junto ao recheio. Coloque na forma de Cupcakes, pincele grosseiramente as pontas com azeite e depois abra-as delicadamente sem forçar. Repita todo o processo até terminar o recheio.

Leve ao forno cerca de 15m. ou até a massa começar a ficar com as pontas douradas. Sirva morno.

Dica: A massa Filo que sobrar deve ser conservada no frigorífico na embalagem original e consumida nos 4 a 5 dias seguintes.


Bom Apetite!


2 comentários:

Unknown disse...

E onde comprar ou como fazer essa massa filó.
Amo esse prato mas nunca fiz e nem tnha noções de como fazer

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá!

Encontra a Massa Filo, pronta a usar na secção de massas frescas de qualquer hipermercado. Encontra-a disponível em folhas grandes ou já cortada em quadrados.

Quando experimentar a receita aí em casa, partilhe comigo o que achou, vou gostar de saber! ;)