terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo de Banana com Nozes e Sementes de Chia

Gosto de fazer esta receita ao fim de semana, no Outono e no Inverno, quando há bananas maduras na fruteira a ficarem com a casca negra. Cá em casa não se comem quando começam a ficar assim e das duas uma, ou as descasco e congelo para fazer batidos ou gelados ou faço bolos com elas. E este fica especialmente saboroso! Tão saboroso que "voa"!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes:
- 3 Bananas pequenas maduras
- 3 Ovos
- 3 colheres sopa de Leite
- 75 gr de Manteiga
- 175 gr de Açúcar Amarelo
- 200 gr de Farinha
- 1 colher de chá (cheia) de Fermento
- 1 colher de chá de Canela
- 2 colher de sopa (rasas) de Sementes de Chia
- 70 gr de Nozes
- 1 pitada de Sal
- Margarina q.b. para untar a forma

Também vai precisar de:
- Forma rectangular, estilo Bolo Inglês

Preparação:
Comece por untar a forma com a manteiga. Ligue o forno a 180º C (apenas com o aquecimento em baixo, para que a massa cresça sem queimar no topo). Pique as nozes com a ajuda de um robot de cozinha e reserve.

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Esmague as bananas com a ajuda de um garfo. Adicione os ovos previamente batidos com o leite e a pitada de sal. Acrescente depois o açúcar, a manteiga derretida (no microondas) e arrefecida*. Junte a farinha peneirada com o fermento e a canela, bata bem até a massa começar a formar bolhas. Por fim, envolva na massa as sementes de Chia e metade das nozes picadas. Coloque o preparado na forma já untada e por cima salpique com as nozes restantes.
Leve ao forno durante cerca de 50 minutos (para verificar se o bolo se encontra cozido após esse tempo, pique-o com um palito até ao fundo da forma, se o palito sair seco o bolo está pronto).


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Isabel Zibaia Rafael e adaptada pela cozinheira da casa


  

Sem comentários: