sábado, 17 de dezembro de 2022

Feliz Natal

E num piscar de olhos, as páginas voaram do calendário, chegámos a Dezembro e já é Natal... 

Num mês quase sempre a mil, valem-me estes breves momentos de paz: um expresso de café acabado de moer, uma fatia de Bolo Rainha ou uma Broa Castelar gulosa a acompanhar. Inspirar, expirar, degustar e abrandar. Ahh e uma vela acesa ou o quentinho das luzinhas de Natal a acenderem devagarinho.

Não sei como é convosco, mas no Natal que guardo nas minhas memórias mais longínquas, havia tempo. E era tempo com cheiros e sabores.
Havia cheiro a musgo que se ia apanhar à mata e que era a cama das dezenas de figuras
de barro do presépio que fazia com a minha avó, aroma a pinheiro manso num vaso com areia transformado em árvore de Natal...
Havia sabor a Pastéis de Bacalhau, Filhós, Azevias de Grão e Sonhos de Abóbora com Calda de Porto, Limão e Canela da mãe e da avó. Havia azáfama também, usualmente na cozinha, mas era uma azáfama vagarosa, com conversas a serem postas em dia e risos de 3 gerações.

No Natal das minhas memórias, lá atrás no tempo, havia tempo para se fazerem presentes manuais* (de comer ou de vestir), ensinamentos sobre valores, sobre compaixão, sobre amor e também havia tempo para estar presente. E é isso que é, ainda, e será sempre, para mim, Natal.
Por isso, mais do que carregados de prendas caras para oferecer, estejamos. Presentes. Numa época em que apesar de tão conectados digitalmente vivemos cada vez mais sós, estejamos nesta quadra verdadeiramente presentes. Sem ecrãs pelo meio e sem o pensamento noutro sítio. E que tenhamos como objetivo para 2023, mais compaixão e amor por todos os seres: não só pelos animais ditos irracionais, mas também por nós próprios, pelas pessoas da nossa família, pelos nossos vizinhos, pelos colegas de trabalho, pelos desconhecidos na rua, na estrada e no supermercado.

Votos de um Santo Natal, pessoas bonitas! E façam da vossa presença o melhor presente deste Natal.



 Junte-se a nós no Instagram


 
* Se também gostam de preparar miminhos manuais para oferecer no Natal ou noutras datas especiais e precisarem de inspiração, espreitem as nossas sugestões aqui.

Bom fim de semana!
 

Sem comentários: