segunda-feira, 19 de março de 2018

Azeitonas Temperadas...

...com Azeite, Orégãos e Laranja

Finalmente voltámos à partilha de receitas gulosas nesta cozinha!
Por aqui a agenda não tem dado tréguas e o pouco tempo livre disponível tem sido canalizado para a família. É que a viagem que é a vida passa muito depressa e com o avançar da idade vão surgindo questões de saúde que nos obrigam a repensar a forma como usamos o tempo que nos é concedido aqui. 
Como havia partilhado no final do ano passado no nosso Instagram, 2017 foi um ano incrivelmente exigente para esta cozinheira, entre a Alzheimer galopante da avó, os tratamentos à tiróide da mãe e os riscos e desafios que todos os inícios de negócios implicam. 
 
Como dizia este fim-de-semana, noutro contexto, durante um jantar de amigos, sempre fui, sou e serei uma eterna optimista. Vejo sempre "o copo cheio" (para mim, metade do "copo" contém ar e a outra metade água) e olho para todas as situações com que me deparo na vida com uma perspectiva positiva. 
Valorizo muitíssimo as vezes que a avó se lembra de mim e do meu nome e quando a memória dela está funcional, "puxo" pelas suas histórias de vida. Não tanto pelas histórias (que já ouvi incontáveis vezes), mas por ser ela a contá-las. E enquanto a avó se for lembrando, eu hei-de sempre pedir para ouvir mais uma vez...
A sugestão de hoje tem raízes profundas na história de vida da querida avó. Na sua história de criança em que guardava um rebanho de ovelhas nos montes transmontanos, na pequena merenda que levava consigo, sempre com um naco de pão, um pedaço de chouriço caseiro e um punhado de azeitonas temperadas (as dela com alho picado e ervas secas de que já não se lembra do nome) e na sua constatação final de que sempre adorou azeitonas! E por isso sempre me lembro de haver azeitonas na mesa dela, tal como na mesa da mãe e, agora, também na minha.

Esta receita que partilho convosco foi criada por mim para a mesa do Natal passado e funcionou tão bem, que a faço agora com regularidade. Sirvo-as nos jantares que damos cá em casa e levo uma caixa destas azeitonas temperadas e uma ou duas garrafas de vinho para os jantares em casa dos amigos e familiares, como agradecimento pelo convite e pela simpatia com que nos recebem.

Super fáceis e rápidas de preparar, muito gulosas, frescas e mais digestivas (a laranja potencia a digestão), é impossível resistir a estas delícias! Claro, devem ser consumidas com moderação (por serem calóricas), mas são tantos os benefícios que trazem para a saúde (são ricas em vitaminas E, C, A, B1, B2, em ferro, zinco e potássio; possuem características antioxidantes e anti-inflamatórias; combatem os radicais livres e por isso evitam o envelhecimento precoce da pele; a sua gordura boa contribui para a redução do mau colesterol, etc.) que é impossível ficar-lhes indiferentes. Não deixe de experimentar estas pequenas tentações e dê um boost ao seu sistema imunitário!

Ahhh... e porque hoje é Dia do Pai, se o seu gostar de azeitonas, não deixe de preparar esta nossa sugestão para o mimar. Um frasco como o das fotos, decorado com uma fita bonita e acompanhado por um beijo carinhoso seu, dá um miminho absolutamente delicioso!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 4
Tempo Prep.:  5 m.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Aperitivos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
 
- 300 gr de Azeitonas Pretas, Verdes e/ou Retalhadas (lavadas e bem secas)
- 1 Laranja Biológica (casca e sumo, lavada e bem seca)
- Orégãos Secos a gosto
- 8 colheres de sopa (cheias) de Azeite Virgem Extra (de acidez reduzida)  

Também vai precisar de:
- Escorredor de legumes
- Papel de cozinha absorvente
- Ralador fino
- Espremedor de citrinos manual
- Frasco de vidro ou Caixa de plástico (com tampa)
- Tábua de corte + Faca

Preparação:
Comece por lavar e secar cuidadosamente as azeitonas e a laranja (inteira).
Corte 1 ou 2 rodelas de laranja e coloque-a(s) no fundo do frasco (ou caixa), por cima uma pitada generosa de orégãos secos, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de laranja, a raspa de 1/4 da laranja e uma mão cheia de azeitonas. Repita os passos anteriores até terminar a quantidade total de azeitonas, não esquecendo de temperar também as do topo.

Guarde o frasco (ou caixa) no frigorífico e deixe à temperatura ambiente cerca de 2 a 3 minutos antes de servir.

* Dica: Esprema o restante sumo da laranja e sirva a si própria(o) um shot de vitamina C fresquinho.


Bom Apetite!


Sem comentários: