domingo, 4 de junho de 2017

Pizza com Massa de Couve-Flor...

...e cobertura de Queijo Feta, Peito de Peru, Mozzarella, Azeitonas Verdes e Orégãos

SEM Farinha | SEM Glúten


As noites de pizza desta casa tiveram várias fases, a primeira, enquanto o meu enteado foi pequeno (e cheio de carocolitos loiros e fofos, saudades...) acontecia quinzenalmente ao fim-de-semana e as pizzas eram entregues em casa - um descanso para esta cozinheira, que tinha folga do fogão ao jantar de sábado - e eram sempre seguidas por uma sessão de cinema em casa.
A segunda fase veio com os sobrinhos quando por cá ficavam a dormir, em que comecei a prepará-las do zero, envolvendo-os também na cozinha: cada um escolhia os ingredientes que queria na sua pizza e ajudavam na preparação desde o início e até que entrassem no forno. Depois era comer e vê-los deliciados com as "suas" pizzas que, claro, eram muito melhores do que as dos manos!
Agora que estão todos crescidos, estão a acabar o liceu ou andam na faculdade, namoram e têm uma vida social super agitada, faço-as menos vezes. As de agora são também preparadas do zero, mas numa versão sem farinha e por isso sem glúten, mais light e também mais digestiva. E é a receita desta mais recente versão da pizza cá de casa que partilho convosco hoje. 

A massa das nossas pizzas do passado, que continha farinha, fermento e glúten, passou à história e agora deliciamos-nos com esta massa de Couve-Flor, muitíssimo mais saudável, incrivelmente saborosa e aromática (a combinação de especiarias e ervas aromáticas faz toda a diferença no paladar), nada gordurosa e surpreendentemente consistente, aguentando perfeitamente o peso da cobertura sem se partir. Os toppings (ou coberturas) mantém-se fieis às nossas preferências, mas actualmente procuro ingredientes que não contenham glúten e tenham baixo teor de sal (o J. tem tendência para tensão arterial alta e o sal não ajuda absolutamente nada a manter esta questão controlada).
Para além desta actual versão ser bastante mais saudável é também consideravelmente mais económica, pois uma Couve-Flor com cerca de 1 kg dá para preparar duas massas, sendo que podem ser facilmente congeladas para as próximas pizzas - vejam como no corpo da receita. 

Estupidamente boa, estupidamente fácil e estupidamente mais saudável, esta nossa pizza promete fazer as delícias aí de casa, de miúdos e graúdos, quem sabe também antes ou durante uma sessão de cinema em casa, ao fim-de-semana. Deliciem-se e aproveitem todos os momentos com os vossos miúdos, enquanto eles são pequenos e as asas deles ainda são pequeninas para voar! ♥






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 a 3 *
Tempo Prep.:  90 min
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* A pizza rende 8 fatias generosas

Ingredientes:
Para a massa da Pizza:
- 1 Couve-Flor (com cerca de 1 kg)
** Temperos por cada 480 a 500 gr de couve-flor
- 1+1/2 colher de sopa de Sal Marinho ou Sal Rosa dos Himalaias
- 2 colheres de sopa (cheias) de queijo Parmesão ralado
- 1 colher de sopa (rasa) de Noz-Moscada moída
- 1 colher de sopa (rasa) de Orégãos secos
- 1 pitada generosa de Pimenta Preta moída
- 20 folhas médias de Manjericão fresco finamente picadas
- 3 Ovos médios
- 1 colher de chá (cheia) de Alho em pó
- Manteiga Sem Sal (fria) q.b. 

Para a cobertura:
- 8 colheres de sopa de Polpa de Tomate
- 1/2 colher café de Piri-Piri moído
- 1 colher de chá (cheia) de Orégãos secos
- 1 Queijo Feta (200 gr) desfeito grosseiramente
- 100 gr de Peito de Peru Primor Natura Sem Glúten desfiado grosseiramente
- 1 mão cheia de Queijo Mozzarella ralado
- 12 Azeitonas Verdes descaroçadas grosseiramente picadas
- Orégãos secos a gosto

Também vai precisar de: 
- Tábua de corte + Faca  
- Robot de cozinha
- Salazar ou espátula de cozinha
- 3 Tigelas grandes e largas
- Coador + Rectângulo de pano de algodão (previamente lavado)
- 1 Tigela cerâmica (das de sopa)
- 1 Forma de Pizza anti-aderente com cerca de 33 cm de diâmetro
   
Preparação:
Lave e escorra bem a couve-flor, descarte as folhas exteriores e o pedúnculo. Corte a couve-flor ao meio com uma faca e de seguida use as mãos para partir os pequenos "ramos" internos da couve. Coloque metade no copo do robot e triture em velocidade média até obter uma textura tipo areia. Passe a couve-flor picada para uma tigela larga e tempere com 1+1/2 colher de sopa de sal marinho ou sal rosa dos Himalaias, envolvendo tudo cuidadosamente e deixando repousar no frigorífico durante cerca de 20 a 30 minutos. Repita o passo anterior para a outra metade da couve, colocando-a (após triturada) numa segunda tigela larga e temperando com a mesma medida de sal usada anteriormente. Deixe repousar também no frigorífico.

Após o tempo de descanso, retire a couve-flor triturada do frio e comece a coá-la, usando um pano de algodão sobre um coador (dentro de uma tigela larga): coloque pequenas porções de couve-flor sobre o tecido, una as pontas do pano e repita movimentos de torção para ajudar a drenar toda a água. A couve-flor coada deverá ser colocada noutra tigela larga. Repita os passos anteriores até terminar a quantidade existente de couve-flor, descartando a água no final. Repita o passo anterior para a outra metade de couve-flor, mantendo cada parte após drenagem em tigelas separadas.

Pré-aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo), colocando a grelha/tabuleiro no meio do forno.
Tempere cada metade com as quantidades indicadas acima de queijo parmesão ralado, noz-moscada moída, orégãos secos, pimenta preta moída e manjericão fresco finamente picado. Envolva tudo cuidadosamente, usando os dedos.
Nesta fase, pode optar por congelar uma das metades da massa de couve-flor: coloque tudo num saco de congelação e guarde no congelador, no máximo por 1 mês. Quando quiser usá-la, descongele o saco na véspera da confecção, mantendo-o na primeira prateleira do frigorífico. Uma vez descongelada, siga o passo seguinte.
Bata os ovos com o alho em pó e adicione à couve-flor, usando as mãos para misturar tudo de forma homogénea.

Unte a forma de pizza com um pouco de manteiga sem sal fria (fundo e laterais), distribua uniformemente a massa de couve-flor usando uma espátula e leve ao forno a 180º C durante 10 a 15 minutos, mudando posteriormente para o modo ventilado a 140º C durante mais 10 minutos.

Após o tempo anterior retire a massa do forno, mantendo o forno ligado agora a 180º C (desligue o modo de ventilação), modo de aquecimento em cima e em baixo. Deixe repousar a massa enquanto prepara a cobertura.
Numa tigela misture a polpa de tomate com o piri-piri moído e os orégãos secos, dispondo-a depois sobre a massa com ajuda de uma colher de sopa (comece do centro para as extremidades). Parta grosseiramente o queijo Feta e distribua também sobre a massa; desfie grosseiramente o peito de Peru Primor Natura e disponha igualmente sobre a pizza; faça o mesmo com o queijo Mozzarella ralado, as azeitonas verdes picada e finalize com os orégãos secos.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até o queijo Mozzarella se encontrar levemente dourado. Sirva assim que sair do forno e...


Bom Apetite!



  
https://www.facebook.com/PrimorPortugal

Sem comentários: