quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sopa de Abóbora Manteiga, Funcho e Laranja

Quem acompanha esta cozinha nas redes sociais do Facebook e do Instagram saberá que esta cozinheira não teve um início de ano novo suave. Na primeira quinzena de Janeiro, fui submetida a uma mini-cirurgia dentária ao maxilar inferior (terminologia médica cunha distal) e a recuperação que se antecipava fácil revelou-se não tão fácil assim... Pontos no maxilar, junto ao dente do siso, obrigaram a uma dieta líquida ou mole durante uma semana e como um dos pontos estava muito tenso, na véspera de os retirar (a comer uma banana madura fatiada, tristeza!), a gengiva cedeu e rasgou numa grande extensão. Resultado, mais tempo de recuperação, nova profilaxia e muito juizinho (de novo) na alimentação.

Durante estas últimas semanas fui introduzindo na dieta diária alguns alimentos cujas propriedades ajudaram muitíssimo na minha recuperação. Foi o caso do chá verde Matcha, cujos antioxidantes da sua composição ajudam a combater as bactérias e a formação de placa dentária, e ainda das Clementinas e das Laranjas, que por serem ricas em vitamina C contribuiram substancialmente para a redução do inchaço e inflamação da gengiva lesionada.
Mas apesar da dieta cuidadosa e da profilaxia escrupulosamente cumprida, a cicatrização foi muito lenta e por isso resolvi experimentar também uma solução mais natural * e que se revelou milagrosa! Substituir o colutório prescrito por um remédio caseiro, bochechos de água morna com sal marinho (230 ml de água tépida + 1/2 colher de chá de sal marinho) duas vezes ao dia, depois de lavar os dentes e usar o fio dental, durante 3 dias (seguido da aplicação do gel gengival receitado pela Dra. Joana) demonstrou uma eficácia monumental na recuperação desta cozinheira!

* Nota: Para evitar interpretações incorrectas ao que aqui partilho, reforço que NÃO sou apologista que as soluções naturais devam substituir o acompanhamento médico regular, mesmo quando não há queixas de maior. Aliás, como já mencionei anteriormente, acredito convictamente que a nossa saúde passa pela alimentação saudável e equilibrada, prática regular de exercício físico e acompanhamento clínico preventivo (na forma de check-ups médicos anuais).

Foi pois pela capacidade regenerativa que a vitamina C demonstrou ter na minha recuperação (e também por não poder ingerir alimentos sólidos) que nasceu a receita desta sopa de sabores inesperados.
Proponho-vos uma sopa sem batata, consistente e muito gulosa, onde o sabor dos legumes assados no forno é harmonizado com o sabor e aroma cítrico do Tomilho-Limão e em que a surpresa inesperada da Laranja a envolver a boca no final de cada colherada promete deixar quem a provar agradavelmente surpreendido.

Experimente a nossa sugestão, delicie-se e reforce o sistema imunitário com um boost de vitaminas fundamentais para o seu organismo! 





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 6
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sopas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:  
- Azeite q.b. 
- 2 dentes de Alho pequenos
- 1 Cebola Branca grande fatiada
- 1 Bolbo de Funcho grande fatiado
- 2 Cenouras médias cortadas em rodelas finas
- 1 Alho Francês fino cortado em rodelas médias
- 800 gr * de Abóbora Manteiga (também conhecida como Butternut ou Abóbora Menina)
   * A quantidade indicada corresponde grosseiramente a meia abóbora manteiga pequena
- 1 1/2 Laranjas médias (preferencialmente de origem biológica)
- Sal Marinho q.b.
- 8 a 10 hastes de Tomilho-Limão fresco
- Água fervente q.b.
- 250 gr de Feijão Branco (previamente cozido)
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.
- Substituto vegetal sem glúten de natas culinárias q.b. (usei Rice Cuisine, da Alpro)
- Pevides (sementes descascadas) de Abóbora q.b.
Opcional:
- Açúcar Amarelo q.b.

 Também vai precisar de:
- Tábua de corte + faca
- Escorredor de vegetais
- 1 Tabuleiro de forno grande
- Papel vegetal culinário q.b.
- Panela média ou Panela de pressão
- Fervedor eléctrico (opcional)
- Varinha mágica
- Colher de pau
 
Preparação:
Ligue o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal q.b., deite um fio de azeite ligeiro sobre o papel vegetal, esmague os dentes de alho com a casca e coloque-os sobre o azeite, reservando.
Descasque e corte os vegetais como indicado em cima, lave e escorra-os bem, dispondo-os sobre o papel vegetal com o azeite e os dentes de alho. Retire as sementes à abóbora manteiga *, descasque-a e corte-a em fatias médias e depois em cubos, colocando-as também no tabuleiro de forno.

* Dica 1: Separe as sementes dos fios da abóbora, passe-as por água, seque-as bem com papel de rolo de cozinha e disponha-as afastadas entre si numa travessa de forno pequena com uma pitada ligeira de sal marinho. Leve ao forno durante 5 a 10 minutos (sugiro que o faça depois de desligar o forno de assar os vegetais desta sopa, pois o calor remanescente chegará para as assar sem queimar). Desta forma, evita o desperdício e fica com um snack crocante rico em minerais, fósforo, ferro, zinco, magnésio, proteínas, etc.

Lave bem a casca de uma laranja, seque-a, corte-a em fatias médias e disponha-as no topo dos vegetais, separadas entre si. Adicione uma pitada de sal marinho, mais um fio de azeite e as hastes do tomilho-limão e leve ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos (virando os vegetais regularmente para que assem uniformemente) ou até que os legumes se apresentem macios nas extremidades (mas parcialmente duros no centro) e levemente dourados.

Depois de assados, descarte as rodelas de laranja e as hastes de tomilho-limão, coloque os vegetais numa panela, cubra-os com água fervente (não adicione água em demasia, apenas cubra os vegetais) e adicione o feijão branco. Tape a panela e deixe cozinhar em lume médio até que os vegetais se apresentem completamente cozidos.

Reduza os vegetais a puré fino com ajuda da varinha mágica, adicione o sumo de 1/2 laranja * (verifique se a consistência do puré é do seu agrado, se estiver ainda espesso adicione gradualmente pequenas quantidades de água até obter uma consistência cremosa q.b.). Prove a sopa e rectifique os temperos: adicione mais uma pitada ligeira de sal marinho e uma pitada de pimenta-preta acabada de moer. Mexa com uma colher de pau e volte a provar, rectificando os temperos se necessário.

* Dica 2: Caso verifique que a laranja é pouco doce ou ácida, adicione 1 colher de chá (cheia) de açúcar amarelo ao puré. Mexa bem e prove, rectificando se necessário.

Sirva bem quente com espirais de Rice Cuisine e algumas pevides de abóbora a decorar.


Bom Apetite!


2 comentários:

Telita disse...

Esta sopa deve ser tão boa!

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Ana! :)

Bem-vinda a esta cozinha e obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.
Sou suspeita, mas esta sopa é mesmo assim tão boa! Os sabores inesperados equilibram-se na perfeição e adoro o final de boca deixado pela laranja. Experimente-a e partilhe comigo o que achou, vou gostar de saber a sua opinião! :)

Beijinho e votos de boa semana!