sexta-feira, 18 de julho de 2014

Crumble de Alperces e Pistácios

ADORO Alperces! Aliás, ADORO toda a fruta de Verão! Adoro-a pelos sabores diferentes, pela diversidade e variedade de escolha, pelas dezenas de cores maravilhosas com que a fruta desta época nos presentea... E cá em casa as fruteiras estão sempre cheias! Há fruta na sala de jantar, na cozinha e muita mais no frigorífico. Para o pequeno-almoço, para os lanches, para sumos e batidos, para usar em saladas e também em sobremesas de nos tirar do sério. Como esta!

A sugestão de hoje surgiu com uma oferta dos sogros: um saco cheio de Alperces gulosos e maduros - tão maduros que era urgente consumi-los! Pensei numa tarte, mas saiu um Crumble. Imagine um doce rico em texturas contrastantes, onde o sabor dos Alperces é intensificado pelo processo de cozedura... A isso junte o estaladiço e o sabor inconfundível dos Pistácios e fica com uma sobremesa de arrasar! Simples, gulosa, fácil de preparar e maravilhosa de comer nos dias mais frescos deste Verão tão envergonhado.

Experimente, talvez fique rendida/o!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano:



Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 250 gr de Pistácios com Casca e Sal (ou cerca de 120 gr de miolo de Pistácios com Sal)
- 1 kg de Alperces frescos
- Sumo de Limão q.b.
- 200 gr de Farinha Sem Fermento *
   * Para uma versão Gluten Free, use 200 gr de Farinha Sem Glúten
- 200 gr de Açúcar Amarelo
- 200 gr de Manteiga Sem Sal (à temperatura ambiente)
Para o Acompanhamento:
- 1 a 2 Iogurte Grego Natural
Para Decorar:
- Folhas de Hortelã fresca q.b.

Vai também precisar de:
- Saco de congelação + Rolo da massa
- Faca + Tábua de corte
- Tarteira refractária com 27 cm de diâmetro ou Taças individuais refractárias
- Balança de cozinha
- Tigela plástica média

Preparação:
Ligue o forno a 200º C (opção de aquecimento em cima e em baixo).

Descasque os pistácios, coloque o miolo dentro de uma saco de congelação, feche-o e parta (o miolo dos pistácios) batendo-lhe algumas vezes com o rolo da massa - pretende-se que deixe bocados grandes, para obter contraste de texturas na altura de comer. Reserve.

Lave bem os alperces, seque-os e retire-lhes o pedúnculo. Corte-os ao meio, extraia e descarte os caroços e corte cada metade em quartos. Disponha na tarteira e regue-os com sumo de limão q.b. (para impedir a oxidação). Cubra os alperces com os pedaços do miolo dos pistácios. Reserve.

Pese a farinha, o açúcar amarelo e a manteiga sem sal à temperatura ambiente. Junte os dois ingredientes secos numa tigela plástica e misture-os com as mãos. De seguida, adicione-lhes, pouco a pouco, a manteiga, misturando e desfazendo todos os ingredientes com a ajuda das mãos. Termine a quantidade de manteiga existente, continuando a trabalhar a massa até obter uma massa homogénea e granulosa.
Disponha a massa obtida por cima dos alperces e dos pedaços de pistácios, com a ajuda das mãos - faça-o retirando pequenas nozes de massa e dispondo-as grosseiramente por cima do recheio. Não se preocupe em uniformizar a cobertura, pois pretende-se que obtenha um efeito desordenado e rústico após a cozedura.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até que o topo do Crumble esteja dourado.

Sirva ainda morno, decorado com algumas folhas de hortelã fresca e acompanhado por uma ou duas colheres de iogurte grego natural e...


Bom Apetite!


Sem comentários: