domingo, 27 de julho de 2014

Courgettes Bola Recheadas

Esta não é uma típica receita de Verão, mas este também não tem sido o mais típico dos Verões. Portugal Continental assemelha-se, quase em Agosto, a um país subtropical: chegamos a ter as quatro estações num dia e as noites têm sido frias e bastante húmidas. E é decerto por isso que continuamos a não nos fazer rogados a pratos acabados de sair do forno...

A sugestão de hoje é rica em sabores delicados e um verdadeiro regalo para o paladar! É servida bem quente, com o topo coberto de Queijo da Ilha picante gratinado ainda a borbulhar e, para os apreciadores, com um copo de vinho tinto encorpado e maduro. Estas Courgettes Bola Recheadas são perfeitas para um jantar de amigos, numa destas noites mais frescas que pouco têm de Verão, e prometem deixar todos rendidos ao seu sabor!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano:



Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- Azeite q.b.
- 3 dentes de Alho finamente picados
- 1 Cebola Branca pequena finamente picada
- 55 gr de Bacon partido em pequenas fatias finas
- 400 gr de Carne de Porco picada
- 4 hastes pequenas de Tomilho-Limão seco
- Rosmaninho seco q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Noz Moscada acabada de moer q.b
- 1  1/2 colher de café de Cominhos em pó
- 3 Courgettes Bola pequenas
- Interior de 1 Courgette Bola finamente picado
- 1 dl de Substituto Vegetal sem Glúten de natas culinárias (usei Light Soya, da Alpro)
- 1 Cenoura grande sem casca e ripada
- 40 gr de Queijo da Ilha ralado com cura de 7 meses (para um sabor fortemente picante)

Vai também precisar de:
- Faca + Tábua de corte
- Panela de inox média
- Colher de pau
- Colher de sobremesa
- Copo medidor
- Descascador de vegetais
- Ralador fino
- Papel de cozinha q.b.
- Travessa pequena de forno

Preparação:
Deite um fio de azeite generoso no fundo da panela, junte os dentes de alho e a cebola e deixe cozinhar em lume médio, até que a cebola esteja macia e translúcida. Adicione o bacon e envolva tudo com ajuda da colher de pau, deixando cozinhar até que o bacon esteja levemente dourado. Junte depois a carne de porco picada, o tomilho-limão, algumas folhinhas de rosmaninho, uma pitada de sal marinho, noz moscada acabada de moer a gosto e os cominhos em pó. Envolva tudo e deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando para ajudar a separar a carne.

Durante este tempo, prepare as courgettes bola: lave-as, seque-as cuidadosamente, corte-lhes uma tampa alguns centímetros abaixo do pedúnculo e comece a retirar o interior com a ajuda de uma colher de sobremesa. *

* Dica: Marque uma margem de cerca de 0,5 cm com ajuda da ponta da faca e retire o interior com a colher seguindo essa margem. Tenha alguma atenção para não "escavar" com demasiada profundidade o interior da courgette, pois corre o risco de que a base se rasgue com o peso do recheio. Pique finamente o interior de apenas uma das courgettes e reserve o interior das outras duas para a receita desta Sopa Fria.

Pré-aqueça o forno a 200º C (opção de aquecimento em cima e em baixo).

Adicione o substituto vegetal das natas à carne e envolva tudo, deixando cozinhar até que as natas vegetais sejam absorvidas. Prove a carne e corrija o sal se necessário. Junte depois a cenoura ripada em lascas finas com o descascador de vegetais - envolva e deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos. De seguida adicione o interior da courgette finamente picada e envolva tudo, deixando cozinhar até que os vegetais estejam macios. Desligue o lume e deixe repousar durante alguns minutos.

Rale finamente o queijo da ilha e reserve.
Deite algumas gotas de azeite numa folha de papel de cozinha e unte grosseiramente o fundo e as paredes da travessa de forno que vai usar - reserve.

Recheie as courgettes bola com a carne, pressionando o recheio contra o fundo e as paredes das courgettes. Termine polvilhando cada topo com queijo da ilha. *

* Dica:
Irá sobrar alguma quantidade de queijo da ilha ralado: deve reservá-lo, pois vai precisar dele quando as courgettes estiverem quase prontas.

Coloque a tampa em cada courgette e leve ao forno durante 30 minutos. Após este tempo, retire a travessa do forno, ligue a opção grill, retire a tampa de cada courgette bola, polvilhe os topo com o restante queijo da ilha ralado e deixe gratinar, até que o queijo esteja bem dourado.

Sirva bem quente e delicie-se!


Bom Apetite!


2 comentários:

Unknown disse...


Hi there! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to give it a look. I'm definitely loving the information. I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers! Great blog and superb design. sign in to gmail

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Hi Melony! :) Thank you so much for you feedback, so happy you like our contents so much! Welcome to COMIDAcomPAIXÃO (FOODwithPASSION) blog!

Hope to keep reading your comments and thoughts! xoxo