quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bolo de Pistácios, Laranja e Duas Águas Florais e Um Ano de Blog

O COMIDAcomPAIXÃO faz um aninho de vida!
Este foi um ano fantástico, riquíssimo em experiências gastronómicas e em desenvolvimento de competências tão variadas como a culinária, a fotografia, o food styling, o web design, o design gráfico e os social media. São muitas horas de dedicação, muito auto-didatismo, mas fundamentalmente, muita PAIXÃO a darem vida a esta cozinha, tornando-a num "bebé" muito acarinhado! Os objectivos pessoais que tinha para este primeiro ano de blog foram amplamente superados e todas as conquistas alcançadas me enchem o coração de gratidão e orgulho (e, confesso, como bom coração mole que sou, algumas lágrimas nos olhos).

Deixo a cada um de vós, um profundo e sentido agradecimento pela vossa presença nesta cozinha (aqui no blog e nas redes do Facebook, YouTube, Instagram e também no blogloving') e desejo que continuem a fazer-nos companhia durante o próximo ano. Se este primeiro ano foi recheado de coisas boas, esperem pelo próximo! ;)

E porque hoje é dia de festa, trago-vos uma sugestão especialíssima, repleta de sabores, texturas e aromas maravilhosos! Tudo aqui se conjuga para uma experiência dos sentidos e se é na visão que a festa tem início, é no olfacto e no paladar que termina em pleno: este bolo fofo tem como inspiração os sabores da doçaria turca, com o crocante dos Pistácios e o perfume das Águas de Rosas e de Flor de Laranjeira a coroar a experiência degustativa.

Prontos para ajudar a soprar a vela deste primeiro aniversário?




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 5
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: *** (Difícil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: Aniversário
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 200 gr de Pistácios sem casca
- 200 gr de Farinha sem Glúten (usei da marca Glutano Mix it!) + alguns gramas para polvilhar a forma *
   * Em alternativa à farinha sem Glúten, pode usar 200 gr de Farinha de Trigo convencional
- 7 gr de Fermento sem Glúten (usei da marca Vitam Back-Hefe) *
   * Em alternativa ao fermento sem Glúten, pode usar 7 gr de Fermento químico em pó
- Sal Marinho q.b.
- 180 gr de Açúcar Amarelo
- 150 gr de Manteiga sem Sal (à temperatura ambiente)
- 4 Ovos médios (à temperatura ambiente)
- Raspa de 1 Laranja de cultivo biológico
- 1 colher de sopa de Água de Rosas (de uso culinário)
- 1 colher de sopa de Água de Flor de Laranjeira (de uso culinário)
Para a Calda de Laranja:
- Sumo de 1 Laranja
- 1 colher de sopa de Água de Rosas
- 1 colher de sopa de Água de Flor de Laranjeira
- 70 gr de Açúcar Amarelo
Para as Pétalas de Rosa Cristalizadas:
- 1 Rosa de cultivo biológico
- 1 Clara de Ovo ligeiramente batida
- Icing Sugar ou Açúcar de Pasteleiro q.b. + Açúcar Branco Refinado q.b.

Vai também precisar de:
- Forma de fundo amovível com 23 cm de diâmetro
- Balança de cozinha
- 3 Tigelas médias
- Peneira ou passador médio
- Batedeira e robot de cozinha
- Taças cerâmicas
- Ralador fino
- Salazar ou espátula de cozinha
- Panela pequena
- Colher de pau
- Tabuleiro de forno
- Papel vegetal q.b.
- Pincel de cozinha

Preparação:
Unte a forma com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com um pouco de farinha sem glúten. Reserve.

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Descasque os pistácios e pese. Pique-os grosseiramente no robot de cozinha. Separe 150 gr para uma taça cerâmica e os restantes 50 gr para outra, reserve.

Pese a farinha e o fermento e coloque-os, peneirados, numa tigela média com uma pitada ligeira de sal marinho, reserve.
Pese o açúcar e retire daí 2 a 3 colheres de sopa para um recipiente mais pequeno. Adicione a maior quantidade de açúcar ao copo do robot de cozinha, juntando a manteiga e bata até obter uma pasta esbranquiçada e a formar bolhas pequenas.

Separe as gemas das claras, colocando as claras noutra tigela média. Adicione as gemas ao preparado anterior, uma a uma, sempre a bater em velocidade baixa. Assim que obtiver um líquido amarelo homogéneo, adicione a água de rosas e a de flor de laranjeira em fio lento. Mantenha o robot em funcionamente automático, em velocidade baixa.

Adicione uma pitada ligeira de sal marinho às claras e bata-as em castelo e, depois de bem firmes, junte-lhes as 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar que reservou anteriormente, continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro). Reserve.

Passe o preparado que se encontra no robot para outra tigela média e bata-o bem com a ajuda da batedeira até obter um creme suave. Junte de seguida a raspa da laranja (previamente lavada) e bata de novo. Adicione depois gradualmente a farinha com o fermento e o sal e bata até que todos os ingredientes estejam bem ligados e a massa se apresente suave e forme pequenas bolhas. Adicione metade das claras em castelo a esta mistura e bata até obter uma massa muito aveludada e cremosa.

Ligue o forno a 180º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo).

Junte os 150 gr de pistácios à massa e envolva tudo suavemente com a ajuda da espátula. Adicione por fim o resto das claras com a ajuda da espátula, envolvendo tudo suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa encorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).

Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula. Leve ao forno durante 40 a 45 minutos (para que a massa não abata, não abra o forno durante a cozedura), ou até que a massa esteja cozinhada e topo esteja levemente dourado.

Prepare a calda de laranja, levando a lume brando o sumo da laranja, a água de rosas e a de flor de laranjeira e o açúcar. Mexa constantemente com uma colher de pau até que o açúcar seja incorporado. Aumente para lume alto e deixe ferver por 2 minutos, até obter uma calda espessa (quase como xarope). Deixe arrefecer totalmente, devendo usar a calda fria sobre o bolo quente.

Avance para as pétalas cristalizadas, forrando com papel vegetal q.b. um tabuleiro de forno.
Retire as pétalas à rosa, bata ligeiramente a clara de ovo e coloque algum icing sugar num prato de sobremesa. Pincele com clara de ovo ambos os lados de cada pétala, cubra com icing sugar de ambos os lados e retire o excesso com a ajuda dos dedos. Coloque sobre o papel vegetal e salpique com açúcar refinado q.b.. Repita o processo anterior até terminar todas as pétalas. Deixe repousar num local quente, por ex., perto de um aquecedor, até que as pétalas endureçam.

Terminado o tempo de cozedura do bolo, espete um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se a massa está cozinhada (se ao retirar, o palito estiver totalmente seco o bolo está cozinhado).
Uma vez pronto, retire do forno e faça alguns furos no topo do bolo com a ajuda de um palito. Deite por cima a calda fria com a ajuda de uma colher de sopa e deixe o bolo arrefecer ainda na forma, absorvendo lentamente a calda. Desenforme apenas quando estiver completamente frio, emprate e decore com os 50 gr restantes de pistácios e as pétalas de rosa cristalizadas.


Bom Apetite!


2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS pelo primeiro aniversário, COMIDAcomPAIXÃO!
Uma amiga deu-me a conhecer o seu blog e fiquei fan! Adoro a apresentação cuidada do blog, as fotografias sugestivas, as receitas criativas! :)
Este seu bolo de aniversário já está na lista de receitas a experimentar. Este e aquele de mirtilos e maracujá. Que aspectos gulosos têm os seus bolos! Sobre este em particular, não imaginava sequer que se que podiam usar águas florais para cozinhar. Onde se vendem?

Desejos de muitas felicidades e continue a deliciar-nos com sugestões apaixonadas!
Beijinho e boa semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

OBRIGADA Inês e seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :)
Fico muito feliz com a sua apreciação, é um gosto saber que o que por aqui se faz deixa tão boas impressões em quem nos visita e nos segue! Também por isso, um enorme obrigada!

O uso de águas florais é muito comum na doçaria grega, turca e marroquina e eu sou uma confessa apaixonada por estes fantásticos sabores! Por isso, e como dizia na introdução à receita, essa foi a inspiração para este bolo de primeiro aniversário.
Sobre a sua questão, encontra as águas florais em lojas gourmet e em grandes superfícies com secção de produtos gourmet. Os preços variam consoante as marcas e o volume das garrafas/ frascos. No entanto, se visitar a vila de Monchique ainda por lá encontra pequenas lojas que as vendem e de origem artesanal e biológica. Fica a dica! ;)

Experimente ambas as receitas (e todas as outras de que goste!) e, por favor, partilhe comigo o que achou. Vou gostar de conhecer a sua opinião!

Beijinho de volta para si e cont. de boa semana!