quarta-feira, 17 de abril de 2013

Flores de Courgette recheadas com Mousse de Dois Queijos e Limão

O jantar de hoje teve Flores delicadas no prato! 
Cá em casa adoramos Flores de Courgette, dão excelentes Amuse Bouche mas também podem ser um saborossíssimo e ligeiro prato principal de Primavera. E esta noite foram rainhas no prato, servidas com uma Saladinha de Rúcula e Tomate Cherry e molho leve de Vinagre Balsâmico. Uma maravilhosa sinfonia de sabores!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- 10 Flores de Courgette frescas
- 1 Requeijão 
- 2 colheres de sopa generosas de Queijo Parmesão ralado
- Noz Moscada moída na altura
- Raspa de 1/2 Limão
- 2 Ovos
- 2 colheres de sopa de Farinha
- Óleo Alimentar
- Rúcula
- 4 a 6 Tomates Cherry
- Azeite Extra-Virgem
- Vinagre Balsâmico q.b.
- Vinagre de Vinho Branco
- Sal q.b.

Também vai precisar de:
- Wook ou frigideira larga
- Travessa grande
- Taça pequena, tipo sobremesa
- Papel de cozinha

Preparação:
Comece por preparar o polme (que vai envolver as flores antes de fritar). Deite 1 colher de sopa de Azeite Extra-Virgem num prato fundo de sopa, 2 ovos e sal (pouco) acabado de moer. Mexa. Depois adicione 2 colheres de sopa de farinha (uma de cada vez) e mexa até todos os elementos estarem bem ligados, não existirem grumos de farinha e até a mistura começar a formar bolhas. Deixe repousar durante 10 a 15m.

Avance para as Flores de Courgette, abrindo cada uma delas suavemente com a ajuda de dois dedos. Com uma tesoura retire os estames (que são extremamente amargos) e deite-os fora. De seguida, lave cuidadosamente cada uma das flores, por dentro e por fora (sugiro que as deixe de molho em água com algumas gotas de vinagre de vinho branco durante 10 m., lavando-as de seguida em várias águas). Escorra bem e reserve.

Para a mousse, deite numa tigela de sopa o requeijão bem escorrido e esmague com um garfo. Adicione 2 colheres de sopa generosas de queijo Parmesão acabado de ralar, a raspa de um limão (só a casca, sem a parte branca interior que é amarga), noz moscada moída no momento (seja generosa/o, pois para além da noz moscada acabada de moer ter uma fragância mais acentuada do que a vendida já em pó e que irá perfumar o prato, tem o benefício de ajudar a digestão, ser um estimulante ligeiro e ainda ser afrodisíaca) e uma pitada leve de sal grosso acabado de moer. Misture todos os ingredientes com o garfo até formar uma mousse fofa, ligeira e muito perfumada. (Por esta altura toda a sua cozinha deverá estar perfumadíssima, com o cheiro do limão e da noz moscada! Huuuuummmm...)
Sobre uma tábua de cozinha, comece a rechear as flores. Abra-as delicadamente, com a ajuda de dois dedos e coloque 1 colher e meia de chá de recheio no interior, feche em seguida pressionando ligeiramente as pétalas da flor. Repita até terminar o recheio. Reserve.

Prepare a saladinha de guarnição, lave a rúcula fresca e os tomates cherry e escorra bem. Sugiro que emprate numa taça pequena que caiba no prato individual que vai servir, para que o molho da salada não toque nas flores. Tempere apenas uns segundos antes de servir. Num frasco de vidro limpo (eu reaproveito os frascos de vidro de compotas para esse fim), deite azeite extra-virgem q.b. para 2 doses, uma pitada de sal acabado de moer e algumas gotas (poucas) de vinagre balsâmico. Coloque a tampa e agite vigorosamente. Reserve.

Num wook ou numa frigideira larga deite óleo alimentar e deixe aquecer. Leve a tábua das flores recheadas para junto do fogão, o prato do polme, uma travessa forrada com papel de cozinha e uma escumadeira. A melhor maneira de verificar a temperatura do óleo é molhar um dedo no polme e deixar cair umas gotas. Assim que o polme comece a formar muitas bolhas, deite as flores, uma a uma (passadas previamente no polme mesmo antes de entrar no óleo) com a ajuda da escumadeira. Não encha muito o wook ou a frigideira, para que haja espaço entre as flores e temperatura do óleo não desça muito. Vigie a fritura e vire-as, deixando fritar durante cerca de 3m ou o polme começar a ficar muito ligeiramente dourado de cada lado. Escorra com a ajuda da escumadeira e coloque na travessa forrada com o papel de cozinha para que o excesso de óleo seja absorvido. Repita o processo até todas as flores estarem fritas.

Tempere a saladinha com o molho ligeiro de Vinagre Balsâmico e coloque 2 ou 3 Flores de Courgette em cada prato. Sirva morno.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Jamie Oliver e adaptada pela cozinheira da casa


Sem comentários: