Comecei a preparar estes Snacks Saudáveis de Frutos Secos e Chocolate desde a última primavera, duas vezes por mês, de modo a ter sempre ou no frio para comer em casa ou para levar na lancheira do trabalho. E confesso que não passo sem eles! São perfeitos como snack da manhã ou da tarde, após café ou simplesmente a solo; são altamente saciantes, matam aquele apetite pequenino entre refeições e ainda a gula que surge por uma "coisinha" doce.
Pessoalmente, quando preparo a minha lancheira de comida diária para o trabalho penso em 4 momentos de alimentação: 1 snack para a manhã, almoço, 1 snack para a tarde e um SOS (usualmente tostas integrais sem sal). Um dos snacks é invariavelmente 1 peça de fruta da época e o outro ou uma porção de frutos secos simples ou 1 snack destes de que hoje partilho a receita. Consumo estes snacks saudáveis em dias intercalados.
Ao ler estas receitas irá reparar que indico marcas específicas para alguns dos ingredientes, não porque este post seja patrocinado, mas porque são as marcas que consumo na minha cozinha pela sua qualidade. Mais especificamente sobre os frutos secos que uso na preparação destes snacks quero fazer uma chamada de atenção: após experimentar vários frutos secos à venda em vários espaços comerciais (supermercados e lojas a granel) estes que recomendo são os melhores que já provei e, acreditem, já provei muitas marcas até chegar a estes que hoje consumo! Pontos fortes destes, para mim, são o sabor e o não terem sal (porque na minha cozinha não uso sal - nenhum).
Sobre estes Snacks Saudáveis, se os de Chocolate Branco com Sementes de Abóbora, Pistácios e Sementes de Chia são bons (ADORO a combinação de sabores destes frutos secos com o chocolate branco), os de Chocolate 70% Cacau com Tâmaras, Cocktail de Frutos Secos Sem Sal e Sementes de Sésamo são absolutamente deliciosos! E não estou a exagerar.
O melhor é experimentar por si e quando os preparar aí em
casa, p.f., partilhe comigo o que achou desta sugestão e qual destes Snacks gostou mais!
sábado, 28 de setembro de 2024
Snacks Saudáveis de Frutos Secos e Chocolate
terça-feira, 10 de setembro de 2024
Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
Hoje celebra-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e é uma data que me toca particularmente. Fui confrontada com o primeiro suicídio na minha família ainda não tinha 10 anos. O segundo aconteceu este ano.
Para quem fica são "golpes" emocionais duríssimos de entender. De processar. De curar. E falar (ou escrever) sobre o que nos dói, cura.
Sabemos nada sobre o universo íntimo de cada pessoa. E tantas vezes a máscara mais usada na depressão é um sorriso.
Por ano suicidam-se mais de 700.000 pessoas, uma pessoa a cada 40 segundos. Números simplesmente avassaladores! No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é fundamental recordar que há sempre uma mão amiga, um ouvido pronto a escutar e um ombro onde aliviar a pressão. SEMPRE.
Aconselhamento Psicológico SNS24 - 808 24 24 24
SOS Voz Amiga - 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660 (15:30h às 00:30h)
Conversa Amiga - 808 237 327 / 210 027 159 (15 às 22h)
Vozes Amigas de Esperança de Portugal - 222 030 707 (16h às 22h)
Telefone da Amizade - 222 080 707 (16h às 23h)
Voz de Apoio - 225 506 070 (21h às 24h)
E acredita, TU és importante e fazes cá falta.
sábado, 24 de agosto de 2024
Sugestão para Wine Lovers | Vindimas e Prova de Vinhos do Tejo
#pub
Por tradição as vindimas realizam-se no mês de Setembro, mas as alterações climáticas obrigam a adaptação na data das colheitas e a partir de Agosto já é possível viver esta experiência imersiva. E eu fui vivê-la na região de Vinhos do Tejo, no centro de Portugal, uma das mais antigas regiões vitivinícolas do nosso país. Segundo a história, os primeiros registos da produção de vinhos nesta região surgem com os Tartessos, no ano 2.000 A.C. e há várias referências ao longo do tempo e da história aos vinhos aí produzidos.
De Lisboa à região centro são cerca de 90 minutos e vale bem a pena, seguir caminho e estrada fora, para viver esta experiência de vindimas! A minha, deste ano, foi da casta branca de Fernão Pires (do Tejo), casta que existe de norte a sul do nosso país e que pode ser colhida em diversos níveis de maturação para atingir diferentes perfis de sabor, desde os citrinos até ao pêssego, passando pelos frutos tropicais. Esta casta dá-se muito bem no clima quente do Tejo e apresenta acidez e corpo moderado.
Foi na Quinta da Alorna, em Almeirim, que apanhámos as uvas desta casta rainha e onde se reuniram 11 produtores desta região para uma prova de vinhos a seguir às vindimas.
Um dia de sol aberto e temperatura de Verão, um grupo de pessoas interessantes, 11 vinhos magníficos em prova num evento super bem organizado seguido de almoço e na vinha (para recuperar forças), num local e numa região inspiradores!
Dica: Para um fim de semana prolongado sugiro ainda que vá descobrir a Wine Route 118, um trajeto total com cerca de 150 kms, que atravessa a região de Vinhos do Tejo, passando por 7 concelhos e que inclui 14 produtores de vinho.
(Clique nas fotos para ver o vídeo desta experiência e conhecer a lista de vinhos em prova)
Precisa de mais argumentos para ir viver também esta experiência?
CVRTejo
Rua de Coruche, nº 85
2080-094 Almeirim, Portugal
Reservas Vindimas, Provas de Vinhos e Wine Route 118: +351 243 157 137 e +351 919 598 359
sábado, 20 de julho de 2024
Das conquistas pessoais e um convite...
Sou uma mulher de objetivos e este que partilho hoje era um dos meus objetivos profissionais de 2024. É com enorme gosto e sentido de missão que pertenço desde o início de Julho à maior plataforma nacional de Mentores especializados e certificados, no âmbito do Programa de Gestão VOICE Leadership da Universidade NOVA SBE destinada a gestores e líderes das PMEs Portuguesas.
Este programa tem como objetivos:
- Apoiar a modernização e competitividade das PMEs nacionais através da capacitação dos seus gestores e decisores
- Ajudar as PMEs a aumentarem os seus índices de produtividade e crescimento em 20% qualificando os seus líderes
- Impactar positivamente 2% do PIB nacional até 2026
Se pretende desenvolver as suas competências profissionais e potenciar os resultados da sua empresa, este é o programa para si. Aceite o meu convite e inscreva-se!
Junte-se à comunidade VOICE Leadership e terá a oportunidade de desenvolver competências em 6 áreas de formação essenciais para ultrapassar desafios da gestão de negócios (Crescimento e Internacionalização, Gestão Sustentável do Negócio, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Operações, Transformação Digital e Inovação para a Competitividade) e ainda trabalhar comigo (e com outros mentores) no desenvolvimento e cocriação de soluções personalizadas para os seus desafios profissionais e de negócio.
Encontramo-nos na NOVA SBE Executive Education?
sábado, 15 de junho de 2024
Cenas de um Isolamento | Olá COVID-19...
Este é o estado da minha mesa de cabeceira e não é bonito. E porque o raio do bicho, depois de quatro anos, de uma pandemia que me levou duas empresas, de três vacinas tomadas, de litros de desinfetante, de muitas máscaras faciais depois e em pleno Verão, apanhou-me finalmente! Chega a ser irónico...
A panóplia de sintomas diferentes a cada dia, é imensa. Mas o que mais me assustou foram as dores fortes nas articulações e a quase paralisação do lado esquerdo do corpo. Acordar assim é assustador! Felizmente é temporário, dizem os médicos.
Dez dias de isolamento recomendado, (usar) máscara facial sempre que sair de casa durante este tempo, Paracetamol na dose e com a periodicidade indicadas pelo SNS24, pastilhas e chás de Limão e Mel para acalmar a tosse... Preciso dizer que estou a adorar a experiência? (Ironiazinha...)
Valham-me os livros para ocupar a cabeça!
sábado, 11 de maio de 2024
Sugestão para Book Lovers | Aprender a Investir
“A melhor altura para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor altura é agora." (Provérbio chinês)
Gostaria
que os meus pais me tivessem sabido orientar melhor do ponto de vista da
inteligência financeira (mas também sei que eles me ensinaram tudo o que
sabiam sobre este tema e que ninguém pode ensinar o que não sabe). Da
mesma forma que gostaria de ter tido aulas sobre literacia financeira na
escola.
Se assim tivesse sido, acredito convictamente que a minha vida seria hoje bastante diferente.
Nunca,
como nos anos mais recentes (e ainda bem), se falou e se escreveu
tanto em português sobre literacia financeira. Por isso e porque adoro
ler e aprender, cultivo o hábito diário de ler 10 páginas de 2 livros
diferentes (um em português e outro em inglês) e um deles é sempre,
invariavelmente, sobre este tema.
Dedico atualmente 1 prateleira das
minhas estantes só a livros sobre literacia financeira e, apesar de
muitos deles se tocaram em determinados temas e dicas, há sempre
informações novas que fazem valer a pena o investimento neste ou naquele
livro específico. E porque, na minha opinião, os livros representam
investimento em mim e no meu conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Este é o livro que me acompanhará durante o mês de Maio. Chama-se Aprender a Investir e é da autoria de Pedro Santos (também conhecido pela conta de IG Ser Riquinho).
Sigo-o no Instagram há algum tempo e assim que peguei no livro e li a
introdução que o Pedro escreveu, identifiquei-me de imediato com a
história pessoal dele.
Comecei a lê-lo esta semana, e hoje acompanhei-o com a edição de fim de semana do Jornal de Negócios, com flores frescas para a jarra cá de casa, com um expresso denso e
encorpado e uns raios de sol (em pele sem protetor solar para produzir
vitamina D).
Se também está nesta jornada de auto desenvolvimento
financeiro (em qualquer fase dela), fica a sugestão deste livro
descomplicado, com dicas fáceis de seguir e que permitem construir de
raiz um plano financeiro pessoal (ou otimizar um já existente), bem
estruturado em informação e, por isso, fácil de ler, entender e aplicar
as informações partilhadas.
Clique na fotografia para aceder ao livro e boas leituras!
sábado, 27 de abril de 2024
Sugestão para Wine Lovers | Vinha dos Pardais
Meio século de um privilégio chamado liberdade e tanta liberdade pela qual ainda temos que lutar!
Não nos acomodemos ao que já foi conquistado. O país mudou. O mundo igualmente. Que país queremos ter e em que Portugal queremos viver neste novo século pleno de desafios?
O futuro de um país constrói-se lutando pelo que acreditamos, por nós próprios, pelos nossos, pela nossa comunidade e pelo bem comum. 25 de Abril só será para sempre se for construído todos os dias, por cada um de nós.
A sugestão de hoje é o culminar da celebração pessoal desta data. Festejei a Liberdade com a visita a uma exposição nos antigos estaleiros da Lisnave (chamada "Portais do Tempo", desenvolvida pela Câmara Municipal de Almada, Galeria Underdogs e Festival Iminente), que celebra e propõe um diálogo entre fotografias de Alfredo Cunha, o fotógrafo de Abril, e sete jovens artistas portugueses. O programa cultural conta com uma série de iniciativas, entre workshops, visitas encenadas e uma maratona fotográfica, e a exposição pode ser visitada até 13 de Julho de 2024.
Regressada a casa, pus a minha música a tocar, preparei uns petiscos (umas simples Azeitonas Temperadas, uns Mexilhões de Escabeche e Limão e umas tostas) e abri este tinto da região da Península de Setúbal. E que surpreendente vinho este!
Produzido pela Quinta do Piloto, em Palmela, este tinto Vinha dos Pardais (o que provei era de 2022) é um blend de Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Castelão e tem notas de mirtilos, amoras, ameixas, pimenta preta... Com taninos suaves, equilibradíssimo em acidez, é fresco e perdura elegantemente na boca ao ser degustado.
A vinha onde as uvas deste vinho crescem dá-lhe nome: a Vinha dos Pardais fica na herdade situada em Agualva e é devido à riqueza das uvas que ali crescem que esta vinha é uma atração (e uma tentação) para os bandos de pardais que fazem da região habitat natural.
Preciso dizer que adorei este vinho...? Garantidamente será um a repetir em breve nesta cozinha! Aceite a sugestão e experimente-o também. Ahh... E VIVA a Liberdade!
sábado, 13 de abril de 2024
Sunomono com Cenoura
ADORO esta salada japonesa agridoce de pepino e cenoura! Usualmente é servida como entrada em restaurantes japoneses e é daqueles pratos de comer e chorar por mais, sem parar até ver o fundo à taça e lamber os pauzinhos no final!
Pedi o nome e a receita desta saladinha no restaurante de sushi onde costumo ir, mas nunca partilharam comigo, por isso, determinada a encontrar o que queria, fiz as minhas pesquisas e achei!
Chama-se sunomono, ou mais completo, kyuri no sunomono e é uma variedade de namasu preparada com pepino e esta, em particular, com cenoura para contraste de texturas. Namasu é um prato japonês feito com vegetais crús, finamente fatiados e marinados em vinagre (su em japonês). Sunomono é a palavra japonesa que se refere a todos os pratos marinados ou com base ácida de vinagre.
A palavra namasu deriva da combinação das palavras nama (cru) e su (marinado em vinagre). Namasu consiste em fatias bem finas de vegetais ou marisco marinados em vinagre de arroz, quase como se fossem pickles. No entanto, apesar de similares, sunomono e namasu são pratos bastante diferentes. Os ingredientes de ambos são os mesmos, mas a principal diferença reside no tempo que cada um deles marina no vinagre de arroz.
No sunomono o vinagre atua como um molho enquanto no namasu os ingredientes ficam a marinar durante horas. Por isso, um prato chamar-se sunomono ou namasu depende exclusivamente do tempo em que os ingredientes ficam a marinar no meio ácido do vinagre de arroz.
Nomenclaturas e diferenças clarificadas, confesso que esta é a altura do ano em que me dá mais prazer comer esta salada porque os dias começam a ficar mais quentes e a pedir comidas mais frescas, leves, cheias de sabor e, preferencialmente, para mim, que adoro, ricas em texturas contrastantes.
Aproveite a sugestão deste sunomono rico em fibras, antioxidantes, cálcio, potássio, vitaminas A e K e (beta)carotenos, super fácil e rápido de preparar e, quando fizer aí em casa, partilhe comigo o que achou desta saladinha japonesa!